Borda da Mata realiza segunda edição do Festar Gastronômico em janeiro de 2019

A segunda edição do Festar Gastronômico de Borda da Mata acontece de 2 a 27 de janeiro de 2019. As inscrições para participar do evento acontecem de 3 a 13 de dezembro na Prefeitura Municipal. O festival consiste na competição de pratos elaborados pelos estabelecimentos da cidade, com o objetivo maior de promover, valorizar e divulgar a gastronomia local, oportunizando o oferecimento de pratos especiais ao público, que representem a culinária tradicional, buscando atrair, não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos clientes. Mais importante que a competição entre os estabelecimentos, o que se busca é criar interatividade, sinergia e lucratividade para todos, não só do ponto de vista econômico, mas social, cultural e turístico.

Da primeira edição em 2018 para a segunda edição, algumas modificações foram consideradas no regulamento, o qual está disponível neste site para consulta.

Todos os estabelecimentos que preparam o alimento no local estão aptos a participar, entre eles: bares, botecos, pesqueiros, pizzarias, pastelarias, lanchonetes e restaurantes de Borda da Mata (devidamente regularizados conforme a legislação municipal com a apresentação de alvará de funcionamento e sanitário);

A Comissão Julgadora será composta por 3 jurados (os quais visitarão os estabelecimentos em dias aleatórios sem prévio aviso ao dono do estabelecimento) + voto popular (peso 2);

A Comissão Organizadora será composta por 4 pessoas (visitarão os estabelecimentos nos dias definidos por sorteio para o ponto de encontro);

São cinco quesitos de avaliação do prato participante do Festar Gastronômico 2019, sendo dois deles com maior peso na nota. Tanto os jurados quanto o público vão avaliar os itens com notas de 5 a 10.

1. Sabor (peso 2);
  2. Criatividade / Inovação na receita (peso 2);
  3. Apresentação do prato ou petisco (peso 1);
  4. Atendimento (peso 1);
  5. Higiene do local (peso 1).

O prato inscrito deve servir até duas pessoas, com valor máximo de R$25,00 (vinte e cinco reais).

As informações completas estão no Regulamento do Festar Gastronômico 2019