Borda da Mata realiza I Conferência de Vigilância em Saúde e VI Conferência de Saúde

Um dia inteiro dedicado ao aperfeiçoamento dos serviços de saúde de Borda da Mata nos eventos preparados pela Secretaria Municipal de Saúde em 25/08/2017. Na ocasião, o prefeito André Marques reiterou o compromisso com a saúde de Borda da Mata, desde o investimento com recursos próprios da Prefeitura ao empenho em pleitear emendas parlamentares para custeio dos serviços de saúde à população. Portanto, anunciou aos presentes o pagamento de emenda do deputado federal Bilac Pinto no valor de 300 mil para investimento na saúde do município. A secretária municipal de Saúde, Rosaly Esther, agradeceu o empenho de todos os funcionários da Secretaria e atribuiu a todos eles o êxito que o município vem conseguindo desempenhar no atendimento diário aos bordamatenses.

A primeira conferência realizada pelo setor de Vigilância em Saúde de Borda da Mata contou com a palestra sobre a atuação da Vigilância em Saúde para a prevenção de doenças com o coordenador de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Regis Kersul.

O fiscal agropecuário e médico veterinário de Pouso Alegre, Rafael Bombachi falou em seguida sobre as fiscalizações de responsabilidade do Instituto Mineiro Agrícola (IMA).

E ainda, a enfermeira da Vigilância em Saúde do município, Grazieli Siqueira, fez a apresentação do primeiro boletim epidemiológico de Borda faz Mata. “A informação em Saúde é um instrumento estratégico e o ponto de partida para muitas ações, assumindo um importante papel, o de servir de base para diagnóstico e planejamento, visando a (re)organização de serviços, sejam assistenciais, preventivos ou de cura/reabilitação” afirma Grazieli.

Na parte da tarde, a VI Conferência de Saúde contou com a participação do médico cardiologista Mário Lúcio Matozzo que falou sobre os riscos de doenças cardiovasculares.