Borda da Mata elege membros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso

No dia 20 de novembro de 2014, o Fórum de eleição dos representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Borda da Mata reuniu representantes de várias instituições. O diretor do Departamento de Assistência Social, Benedito Vieira, falou sobre este importante avanço na política social do município.

O prefeito Edmundo Silva Junior destacou o pioneirismo d Borda da Mata em possuir um asilo municipal, pois, mostra a preocupação do município com seus habitantes. Falou também que o município se destaca na saúde, pois é a única cidade com menos de 20 mil habitantes que cobre 100% da população por meio do Programa Estratégia Saúde da Família. O prefeito ressaltou que no início da gestão, em 2009, a prioridade do governo era cuidar das crianças como se fossem filhos, portanto, a Educação hoje é referência. “Neste ano, com o desafio de assumir o lar dos idosos, além do hospital, encaramos a tarefa com muito entusiasmo, os idosos do Lar são cuidados como se fossem nossos pais e avós, e é por isso que está dando certo, porque colocamos o coração, muitas vezes, na frente da razão.”

Para falar sobre a importância do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso para a sociedade, o enfermeiro do PSF de Inconfidentes, André Godoy, relacionou Leis e estatísticas que favorecem políticas nacionais que asseguram direitos dos idosos.
O conselho ficou decidido da seguinte maneira: Como representantes do Governo, indicados pelo Prefeito: Marlene Pereira Vilas Boas e Lucinéia Domingues (Departamento de Assistência Social), Jaqueline de Souza Silva e Rita de Cássia Salgado Vasconcelos (Secretaria de Saúde), Regina Maria Moreira e Antônio José de Oliveira Salgado (Departamento de Esporte), Antonio Agnaldo Guimarães e Valdirene Brandão Silva (Departamento de Administração e Finanças).

Os eleitos da sociedade civil para compor o Conselho são: Maria de Lourdes Pereira e Maria Aparecida Marins (Grupo Bem Viver), Dario Luiz Alves e Maria Célia de Paiva (Grupo de Estudo Espírita), Ivone Claret Duarte Guimarães e Wilse Duarte Patrício (Igreja Católica), Luciane Brandani Arruda e Eduardo Paulino Rodrigues (Sociedade São Vicente de Paula), Gabriel Henrique de Abreu Moreira e Jansen dos Santos Costa (OAB).

Os membros decidiram durante o Fórum que o presidente do Conselho para o Biênio 2014/2016 é o representante da OAB, Gabriel Henrique de Abreu Moreira, como vice presidente, a representante do Grupo Bem Viver Maria de Lourdes Pereira e como secretário, o representante do governo municipal, Antonio Aguinaldo Guimarães.