Alunos de Borda da Mata visitam sede do Samu em Varginha pelo projeto “Samuzinho na Escola”

Estudantes do 4º ao 6º ano da Rede Municipal e Estadual de Borda da Mata participaram do projeto “Samuzinho na Escola”. Foram quatro alunos e uma professora de seis escolas do município. A turma de alunos selecionados com base nas melhores notas e bom comportamento viajaram até Varginha, no dia 26/11, para conhecer a sede do Samu e participar de um treinamento. Participaram as escolas municipais Antônio Marques da Silva e Benedita Braga Cobra, além da Escola Estadual Lauro Afonso Megale, Escola Estadual Pio XII (Cervo) e Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda (Sertãozinho).

Os instrutores do Samu desenvolveram atividades teóricas, lúdicas e práticas com o objetivo de promover a educação em saúde para crianças do ensino fundamental, bem como conscientizá-las quanto aos prejuízos das ligações de brincadeira. Através de uma peça teatral os alunos puderam compreender os transtornos que são causados pelos trotes. Nas oficinas teóricas e práticas, os alunos puderam aprender técnicas de RCP – Reanimação cardiorrespiratória (Parada cardíaca) e OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Engasgo).

Durante a visita eles tiveram a oportunidade de conhecerem a Central Operativa de Regulação, local onde são recebidas todas as ligações 192, a Base Descentralizada e as ambulâncias utilizadas pelas equipes operacionais nos atendimentos de urgência e emergência. Alunos e professores receberam os certificados de participação no projeto, um gibi interativo e um botom do mascote “Samuzinho”.

As ações do projeto “Samuzinho na Escola” receberam alunos e professores de todos os municípios consorciados, de acordo com um cronograma pré-estabelecido. Para a diretora municipal de Educação, Maria Leonice da Conceição Santos “os alunos que viajaram e participaram das atividades agora são multiplicadores das informações que aprenderam sobre esse serviço tão essencial para nosso município e região.”