Pela quarta vez consecutiva em Borda da Mata, o Programa Peixe Vivo da Cemig realizou a soltura de peixes nativos no Rio Mandu. A ação aconteceu na tarde de 16/05/2015 e contou a participação, pela primeira vez, dos alunos do Colégio Nossa Senhora do Carmo.
O agente de meio ambiente da Cemig, Gilmar Sollino, explicou às crianças sobre a importância da conservação ambiental e sobre as espécies de peixes que foram soltas no Rio Mandu. Cinco mil espécies de curimba, piau, dourado e piracanjuba, os quais são nativos dessa bacia hidrográfica e criados em tanques na estação de tratamento da Cemig em Itutinga/MG foram entregues às águas. Atentos às explicações e etapas do programa, as crianças participaram de toda a ação de repovoamento ambiental do rio.
De acordo com o gerente de relacionamento da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida, o repovoamento de espécies nativas em rios do estado é uma ação que visa compensar o impacto causado pelas hidrelétricas no meio ambiente, “o Programa Peixe Vivo atua na conservação dos peixes nas bacias hidrográficas onde estão instaladas usinas da Cemig”.