Idioma

Agora é oficial: projeto de lei torna Borda da Mata Capital do Pijama

Projeto de lei torna  patrimônio cultural do Estado o modo de fazer pijama do município de Borda da Mata. Cidade produz cerca de 80 mil peças de pijamas todos os anos, sendo referência nacional na confecção do produto

 

Borda da Mata já é conhecida nacionalmente como Capital do Pijama. Mas um projeto de lei aprovado nesta terça-feira, 10, na Assembleia de Minas torna a cidade a Capital Estadual do segmento, oficializando a condição. De autoria do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), o PL 4.445/2017 “declara patrimônio cultural do Estado o modo de fazer pijama do Município de Borda da Mata”.

 

A proposta foi aprovada em 2º turno pelo plenário da Assembleia. “O reconhecimento do relevante papel que a produção de pijamas desempenha na economia local e estadual, destacando o município dentre todos os outros mineiros, é um importante passo para o desenvolvimento social e turístico da região”, declarou o deputado.

 

Para virar lei, o projeto segue agora à sanção do governador Romeu Zema. O prefeito André Marques comemorou a notícia. “É mais uma contribuição importante do deputado Dalmo Ribeiro para nossa querida cidade. Ter o status de patrimônio cultural, além de uma forma bem-vinda de reconhecimento, abre novas perspectivas para que possamos conferir ainda mais dinamismo a esse ofício tão tradicional em nossa cidade, responsável por gerar emprego, renda e dignidade para boa parte do nosso posso”, considerou.

 

O que faz de Borda da Mata a Capital do Pijama

Borda da Mata integra o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas. O potencial têxtil do município foi desenvolvido há quase 50 anos. A primeira confecção de pijamas foi instalada na cidade em 1969, abrindo caminho para uma robusta indústria têxtil que se estabeleceria a partir de então.

 

Por ser o pioneiro, o pijama é o produto mais famoso da cidade, pode ser encontrado nas lojas às margens da Rodovia MG 290 e no perímetro urbano, de portal a portal. Todos os anos, o município produz cerca de 80 mil peças.

 

A lingerie, ao lado do pijama, fortalece a moda íntima produzida em Borda da Mata. Na cidade há também a produção de moda básica com roupas e tricô. Outro ponto forte no município é a moda casa, com cama, mesa, acessórios e decoração. São cerca de 80 tecelagens no município que vendem os produtos para todo o Brasil. Os produtos também podem ser comprados direto das fábricas. Tradição na cidade, as selarias compõem a moda country. No distrito do Cervo, destaque para as malharias. Atualmente, quase 200 empresas do setor têxtil estão instaladas em Borda da Mata.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo