24/04 – Atualização do boletim epidemiológico do coronavírus em Borda da Mata

A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata divulga nesta sexta-feira, 24/04, mais um boletim epidemiológico do coronavírus no município. Ao todo, 27 pessoas já foram notificadas com sintomas gripais, característicos de Covid-19. Dois pacientes realizaram exame em laboratório particular e testaram NEGATIVO para o novo coronavírus.  Atualmente, 13 pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento pelas equipes de Saúde da Família e Vigilância em Saúde. O município continua, portanto, com os dois casos confirmados e curados, conforme divulgado no boletim de 17/04.

Para a secretária de saúde, Rosaly Esther, o município está atento, tanto pelos profissionais de saúde que se preparam e aperfeiçoam o atendimento a cada dia, quanto pela população que tem contribuído para conter o avanço do vírus com as medidas de proteção “é importante mantermos a cautela, a rotina de higienização, usar máscaras quando for necessário sair de casa para que essa situação passe o mais breve possível, se Deus quiser.”

O boletim é atualizado e publicado no site da Prefeitura sempre que ocorrem novas informações, seja de notificações suspeitas ou de resultados de exames que chegam, portanto, as publicações não são, necessariamente, diárias.

NOTIFICAÇÕES

Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a Vigilância em Saúde também procura pacientes com base em informações e denúncias da própria população. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19). As equipes da Saúde da Família e a Vigilância em Saúde acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03