Lei que declara Borda da Mata Capital Estadual do Pijama abre oportunidades para o município

Lei é fruto de proposta do deputado Dalmo Ribeiro e deve abrir novas possibilidades para captação de investimentos para a indústria, turismo e cultura no município

O governador Romeu Zema sancionou a Lei 23.514 de 2019, que torna o modo de fazer pijama em Borda da Mata ‘patrimônio cultural do Estado’. A partir da sanção da lei, o município passa a ser oficialmente a ‘Capital Estadual do Pijama’, título que já ostentava no dia a dia por sua célebre produção no ramo têxtil.

A Lei foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 20 de dezembro e é fruto do projeto do deputado estadual Dalmo Ribeiro (PSDB), que fez a proposta na Assembleia de Minas ainda em 2017. O plenário aprovou a proposta por unanimidade no dia 10 de dezembro.

Lei deve abrir novas oportunidades para a cidade

A notoriedade conquistada por Borda da Mata no setor têxtil tem efeitos econômicos, sociais e culturais. Além de movimentar até ? da produção industrial e do mercado de trabalho formal do município, o setor é motivo de orgulho dos moradores e gera um sentimento de forte pertencimento.

“E nós temos atuado no sentido de reforçar esse sentimento. A produção têxtil de Borda da Mata passou a integrar, em 2017, no primeiro ano de nossa gestão, a Rota da Moda do município, com o intuito de alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico da cidade. Trabalho que se engrandece com a iniciativa do deputado Dalmo, a quem somos muito gratos”, avalia o prefeito André Marques.

Outras quatro rotas compõem a estruturação de Borda da Mata para receber os turistas: Rota da Cidade, Rota Religiosa, Rota Gastronômica e Rota de Aventura. É importante lembrar também que a cidade integra o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, um dos destinos mais procurados da região por suas belezas naturais e oportunidades econômicas no setor de têxtil.

Para o prefeito André Marques, a partir deste reconhecimento legal, consolida-se um título conquistado pela cidade ao longo de sua história e novas portas são abertas para captação de recursos voltados para investimentos em turismo, cultura, infraestrutura, além de ser mais um argumento crucial na atração de novos investimentos.

“A soma dessas novas possibilidades resultarão, certamente, em desenvolvimento, emprego e renda para toda a população, que já se orgulha imensamente deste título conquistado com o trabalho de gerações”, conclui.