Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 06 Fevereiro 2019

Uma insulina para tratamento de diabetes ou remédio para controle de pressão arterial devem ser armazenados com temperatura entre 2ºC a 8ºC graus, no entanto, uma empresa que se instalou em Borda da Mata sem alvarás de funcionamento e sanitário e sem condições mínimas de armazenamento, recebia e distribuía medicamentos a farmácias e drogarias da região com temperatura entre 31ºC a 46ºC graus. O paciente que compra este medicamento armazenado e transportado incorretamente pode ter o tratamento prejudicado e até levar a pessoa à morte por complicações da doença. O responsável pelo Serviço de Vigilância Sanitária de Borda da Mata, Matheus Gabrili, explica que “é como se a pessoa não estivesse sendo medicada ou então bebendo água. Não faz efeito.” Pelo menos um terço (1/3) das mercadorias (medicamentos termolábeis) estavam fora das condições de uso.

No dia 31 de janeiro de 2019, após denúncias anônimas e o acompanhamento de atividades durante uma semana, o serviço de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Borda da Mata, interditou um galpão clandestino de remédios que armazenava e transportava medicamentos de forma irregular. No sábado, dia 02 de fevereiro, os responsáveis pela empresa apresentaram a documentação para recuperar os medicamentos que ainda estavam em boas condições, bem como o credenciamento de veículos e a adequação de refrigeração para o transporte da mercadoria para local devidamente regularizado.

Para continuar com as atividades em Borda da Mata ou em qualquer outra cidade do Brasil, a empresa precisa se adequar com os alvarás, sanitário e de funcionamento, adequar as estruturas para armazenamento dos medicamentos, além do transporte com carros devidamente registrados, higienizados, dedetizados e refrigerados.

O local que não tinha alvarás foi interditado e os medicamentos apreendidos. A empresa responsável, que é de Belo Horizonte, já teve uma filial interditada em Pouso Alegre, também pela Vigilância Sanitária. A empresa instalada em Borda da Mata responde processo administrativo sanitário da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e também processo judicial com investigação da Polícia Civil.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

Filtro por data

« Fevereiro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28      

Mais lidas