Sete bares participam do concurso ‘comida de boteco’ durante Festar Gastronômico em Borda da Mata

De 02 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018 acontece o Festar Gastronômico com o concurso “comida de boteco” entre sete bares de Borda da Mata. Cada estabelecimento tem um dia definido para o ponto de encontro, o dia em que a equipe de quatro jurados vai degustar e avaliar o petisco inscrito. Nesse dia, os proprietários vão preparar a estrutura para receber os bordamatenses e turistas, no entanto, durante todo o período de realização do concurso, os clientes poderão votar logo após consumir o prato. O resultado do melhor petisco sai no dia 02/02 com o bota-fora no estabelecimento campeão.

Embora seja um concurso, o clima é de amizade entre todos os estabelecimentos! O objetivo da Prefeitura de Borda da Mata por meio dos setores de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a comunidade, representada no Conselho Municipal de Turismo, é movimentar a economia da cidade e oferecer experiências gastronômicas da melhor qualidade em nosso município.

A divulgação do evento foi publicada no dia 01/12 nas redes sociais da Prefeitura com um prazo de 10 dias para inscrição (de 04 a 14/12), neste período os interessados puderam conhecer o regulamento do Festar Gastronômico – Comida de Boteco: edição 2018 disponível neste site, em Publicações > Cultura > Editais Cultura e preencheram a ficha de inscrição também disponibilizada no site.

05/01 – sexta-feira (a partir das 19h)
Restaurante e Pizzaria Agridoce
Avenida Alvarina Pereira Cintra, 150 – Centro
Prato: Fraldinha ao molho de cerveja preta

12/01 – sexta-feira (a partir das 19h)
Bar do Maurinho
Rua Duque de Caxias, 797 – São Judas
Prato: Virado à mineira

13/01 – sábado (a partir das 19h)
Pastelaria 3 Irmãs (Josi)
Avenida Lauro Megale, 230 – São Judas
Prato: Porção de pastel de milho

19/01 – sexta-feira (a partir das 19h)
Bar do Clube
Rua Silvio Monteiro de Carvalho – Clube Literário – Centro
Prato: Contra-filé à parmegiana

20/01 – sábado (a partir das 19h)
Bar Tolerância Zero (João Beija-flor)
Rua Francisco Marques da Costa (esquina com a Rua Luiz Cardoso) – Santa Rita
Prato: Bolinho de galinha caipira

26/01 – sexta-feira (a partir das 19h)
Oba Oba
Avenida Magalhães Pinto, 85 – Santa Terezinha

Prato: Oba’s burguer

28/01- domingo (a partir das 12h)
Pesqueiro São Mateus
Estrada para bairro dos Mascates – saída para Tocos do Moji
Prato: Tilápia frita

JURADOS

NELSON SOARES FILHO, cozinheiro há muitos anos, nasceu em uma família de mestres cucas, desde a mãe excelente cozinheira até o irmão, o chef internacional Carlos Eduardo. Está em Borda da Mata há onze anos e há dois anos comanda o restaurante Sal & Pimenta.

JOÃO BIGU, botequeiro desde 1987, conhecedor das iguarias locais, passando pelos Mercados de Floripa, SP, BH, Salvador e Fortaleza, até o exótico café da manha Irlandês regado a cerveja Guiness. Viveu a história de diversos bares de Borda da Mata da década de 1990 apreciando bons tira gostos com os mestres Moacyr, Neguinho, Luiz Carlos “Rei” e tantos outros amigos em memoráveis fatiotas de chef’s anônimos.

CLAUDIA MELO, cozinheira de mão cheia, aprimorou o talento culinário quando trabalhou durante muitos anos como ajudante do cozinheiro Lopes no restaurante Casa do Compadre Demercindo Brandão em Borda da Mata, com quem aprendeu receitas e temperos especiais e inesquecíveis. Como uma boa anfitriã, serve sempre uma dose de carinho em cada petisco preparado, e não pode faltar a harmonização com uma boa bebida gelada.

PATRÍCIA MARCONDES, jovem botequeira, dona de um paladar aguçado para reconhecer os bons ingredientes e apreciar tanto os aperitivos mais comuns, quanto os pratos elaborados. Possui habilidade para perceber também a pitada de dedicação em cada preparação culinária e garantir a degustação daquela cerveja!

PÚBLICO, consumidor exigente, espera bom atendimento, preço justo, comida gostosa e bebida gelada. Além disso, procura um ambiente aconchegante para se reunir com os amigos, colocar a conversa em dia, ouvir música ou até assistir futebol! O público em geral, bordamatense ou turista, que frequentar o estabelecimento participante durante os dias do Festar Gastronômico e consumir o prato concorrente, vai ter direito a avaliar e votar.

Nelson Soares Filho e João Bigu

Patrícia Marcondes e Cláudia Melo