Saúde realiza mais de 500 testes rápidos para Covid-19 em Borda da Mata

No início do mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu testes rápidos para auxiliar na resposta do combate à pandemia do coronavírus em Borda da Mata. Desde então, foram realizados mais de 500 testes no município, entre população e funcionários da área de saúde e segurança pública.

Conforme explica a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “o teste rápido detecta a presença de anticorpos gerais, e são realizados após o oitavo dia de sintomas, preferencialmente no décimo, visto que só detectam anticorpos. Esse tipo de teste possui sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação às outras metodologias e por este motivo, não servem para descartar uma possível infecção pelo SARS-COV-2.”

“Todas as pessoas que são notificadas em nosso município com Síndrome Gripal, após o oitavo dia de sintomas tem seu teste rápido realizado. É importante ressaltar que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis, principalmente aquelas com sintomas leves ou assintomáticas (não apresentam nenhum sintoma). Assim, pode haver resultados negativos na Sorologia e Teste Rápido em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.”

Existem ainda mais dois tipos de exames:

RT-PCR (Swab Nasal): identifica o vírus no período em que está ativo no organismo. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA do vírus no organismo tende a diminuir.  É o método mais eficaz de identificação do SARS-CoV-2.

Sorologia (Amostra de sangue): verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2.  Para que o teste seja realmente confiável, é recomendado que seja realizado pelo menos 08 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus. Se detectado IgM Reagente, significa infecção recente e a pessoa ainda transmite o vírus; se identificado IgG, já se encontra imunizada e não transmite mais a doença. O Departamento Municipal de Desenvolvimento Social realizou 65 testes desta modalidade nos funcionários e idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra. Todas essas pessoas já haviam realizam o teste rápido uma semana antes.

Os exames que são destacados no boletim epidemiológico de Borda da Mata são apenas de pessoas com sintomas gripais, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Vale ressaltar ainda que, somente após avaliação médica criteriosa, os exames nas modalidades Sorologia ou RT-PCR são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.