Fiscalização vai vistoriar supermercados para garantir distanciamento e medidas de higienização

Após denúncias de descumprimento de medidas de prevenção contra o coronavírus em supermercados da cidade, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município se reuniu nesta terça-feira para definir a ação de fiscalização

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Borda da Mata se reuniu na tarde desta terça-feira, 09, para avaliar denúncias de que supermercados locais estariam descumprindo medidas de prevenção ao coronavírus. O comitê optou, então, por dar início a uma série de vistorias nesses estabelecimentos para garantir o cumprimento das regras de distanciamento e higienização do combate à pandemia.

Nas visitas que começam a ser feitas de forma imediata pelos fiscais da Prefeitura será avaliado o cumprimento, em especial, das seguintes regras:

• A ocupação interna dos estabelecimentos não deve superar o limite máximo de 1 pessoa a cada dois metros quadrados.

• O número máximo permitido de pessoas no interior do estabelecimento deve ser informado em cartaz afixado em sua entrada.

• Carrinhos e cestos de compra devem ser higienizados de forma constante com substâncias desinfetantes como o álcool em gel 70%.

• O uso obrigatório de máscaras de proteção facial por funcionários e clientes.

As diretrizes para supermercados e demais estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, cujo funcionamento está liberado com restrições na cidade, constam nos protocolos do programa ‘Minas Consciente’, ação do governo do Estado para retomada gradual e segura das atividades à qual o município aderiu em 7 de maio.

A não observância das recomendações de saúde pode resultar em notificação, no registro de um Boletim de Ocorrência e, até, no fechamento compulsório do estabelecimento.