Fotos mostram alunos da Creche Municipal realizando atividades em casa

As aulas presenciais na rede municipal de educação de Borda da Mata ainda estão suspensas por conta da pandemia de coronavírus. O município aguarda posicionamento do governo de Minas para definir uma nova programação para o ano letivo. Mas isso não significa que os alunos deixaram de estudar. As escolas municipais se mobilizaram para oferecer suporte e material para que estudantes de todas as idades possam desenvolver atividades em suas casas.

É o que acontece, por exemplo, na Creche Municipal Madre Tereza de Saldanha. Para mostrar que eles seguem estudiosos, mesmo durante o período de distanciamento social, mães, pais e responsáveis registraram os pequeninos realizando as atividades. Os cliques e vídeos mostram eles pintando, desenhando e até produzindo seus próprios instrumentos musicais.

A diretora da creche, Estefânia Érica de Souza lembra que os primeiros anos da criança na creche são fundamentais para o desenvolvimento de sua identidade e autonomia.

Atividades remotas na rede municipal de educação

As atividades desenvolvidas pelas crianças da Creche Municipal fazem parte do ‘Regime Especial de Atividades Não Presenciais’ desenvolvido pelo Departamento Municipal de Educação. No caso da creche, que integra o segmento de Educação Infantil, as crianças têm a possibilidade de utilizar a apostila do kit adquirido este ano pela Prefeitura para aperfeiçoar as ferramentas pedagógicas à disposição de suas unidades de ensino.

As atividades remotas, porém, ocorrem em todos os níveis de ensino da rede municipal. Pais e responsáveis retiram exercícios e atividades pedagógicas, em material impresso, para serem feitas pelos estudantes às sextas-feiras, nos horários de 8h às 11h (para os alunos que estudam no período da manhã) e de 13h às 16h (para os alunos que estudam no período da tarde).

Os professores mantêm contato com pais e alunos por meio de telefone, mensagens e redes sociais, onde foram criados grupos que passaram a funcionar como um canal de atendimento para esclarecimento de dúvidas e explicações.