Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Borda da Mata aborda 8,4 mil veículos em 5 dias de controle sanitário nas entradas da cidade

 

Barreiras sanitárias foram montadas durante o feriadão de São Paulo para evitar o possível ingresso de pessoas contaminadas pelo coronavírus na cidade diante do aumento do fluxo de veículos na MG-290

A ação de controle sanitário realizada pela Prefeitura de Borda da Mata, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e apoio da Polícia Militar, em cinco locais de acesso ao município resultou na abordagem de 8,4 mil veículos e identificação de oito pessoas em estado febril entre os dias 20 e 25 de maio. 

 

A mobilização foi mais uma medida de prevenção ao coronavírus adotada pelo município e foi tomada imediatamente após a cidade de São Paulo decretar a antecipação de feriados que originou o super-feriadão na capital paulista, entre a quarta-feira 20 e a segunda-feira, 24 de maio. 

 

Por entender que o fluxo às margens da MG-290, que corta o município, poderia aumentar consideravelmente durante o feriadão, inclusive com a possibilidade do ingresso de pessoas infectadas, as autoridades locais entenderam que o controle sanitário era necessário. A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na cidade.

 

Foram montadas cinco barreiras: duas ao longo da MG-290, no dois portais – sentido Ouro Fino e Pouso Alegre; duas nos acessos aos distritos do Cervo e Sertãozinho e outra no acesso ao município de Tocos do Moji.

 

Quem passava pelos pontos de controle recebia orientações de prevenção ao vírus, passava por uma rápida entrevista e tinha a temperatura do corpo medida. Se fosse identificado que ela apresentava estado febril, com temperatura acima de 37,8º, ela seria encaminhada de volta à sua cidade de origem com uma recomendação por escrito para procurar uma unidade de saúde. Caso a pessoa residisse em Borda da Mata, ela passaria a ser monitorada pelas equipes de saúde.

 

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, a medida cumpriu dupla função no enfrentamento à pandemia de Covid-19: criou uma barreira física contra a propagação do vírus e levou maior conscientização às pessoas.

 

“Foi mais uma forma de chamar a atenção da população para os riscos a que estão expostas caso não tomem medidas de higienização adequadas. Outro desdobramento importante é que, se identificada a febre, a pessoa imediatamente passa a ser monitorada por profissionais da saúde, caso residam em nosso município, ou são encaminhadas para municípios de origem”, conta. 

 

Ainda de acordo com ela, as barreiras inibiram muitas pessoas a saírem de suas casas. “Acabaram saindo mesmo os que realmente precisavam; poucos eram os que relatavam estar a passeio”, observa.

 

A secretária de Saúde Rosaly Esther lembra que a mobilização envolveu diversos profissionais da saúde, Polícia Militar e fiscalização da Prefeitura. “Conseguimos, em questão de horas, planejar e executar toda a logística de uma operação complexa, mas graças a Deus conseguimos realizá-la com o apoio de todos. A realização desse controle sanitário demonstra que estamos preparados para enfrentar o vírus e proteger a saúde de nossos moradores”, avalia.

 

 

Decisões rápidas e medidas executadas com eficiência no tempo adequado é uma exigência da pandemia, que desafia os gestores a agir e tomar decisões difíceis em meio a uma grave crise de saúde, a avaliação é do prefeito André Marques. “Temos hoje em Borda da Mata um comitê de enfrentamento à pandemia com participação de diversões órgãos, da OAB, Polícia Militar, Comércio e Indústria, Saúde… não tenho dúvidas de que essa união está nos ajudando a seguir pelo melhor caminho, o caminho da preservação da vida”. 

 

O prefeito agradeceu aos participantes do comitê e aos profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia. “Deixo aqui, em nome dos borda-matenses, minha profunda gratidão a cada uma dessas pessoas que têm ajudado a pensar a melhor saída para esta crise, dia após dia. Deixamos também nosso agradecimento especial aos profissionais que estão na linha de frente dessa luta: os servidores da saúde, da fiscalização, da Polícia Militar, da assistência social. A todos vocês, nosso muito obrigado”, conclui. 

 

Prevenção ajuda município manter atividade econômica

As medidas de prevenção ao coronavírus, têm ajudado Borda da Mata a manter um quadro estável em relação à pandemia. Até o momento, três casos foram confirmados na cidade, sendo que todos são referentes a pacientes já recuperados e que não transmitem mais o vírus.

 

Atualmente, o município acompanha o programa ‘Minas Consciente’, que prevê a abertura gradual e segura das atividades econômicas. “Graças às medidas de prevenção como a obrigatoriedade do uso de máscaras, as medidas de distanciamento social e os protocolos sanitários destinados às operações de comércio, indústrias e pequenos negócios, seguimos protegendo vidas e conseguindo manter alguma atividade econômica para preservar também a renda e a dignidade das pessoas”, avalia o prefeito.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo