Borda da Mata instala cinco barreiras sanitárias para monitorar entrada de pessoas durante mega feriado de São Paulo

Com a antecipação de feriados na cidade de São Paulo, criou-se o mega feriado de quarta-feira, 20 até domingo, 24, podendo ser prorrogado até segunda-feira, 25, caso outros feriados também sejam antecipados, conforme proposta do governo do Estado de São Paulo. Diante desse fato, aprovado na tarde de 18/05 pela Câmara dos Vereadores de São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, juntamente com o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 (COES – Borda da Mata), decidiu instalar cinco barreiras sanitárias para monitorar a entrada de pessoas em Borda da Mata a partir desta quarta-feira. As barreiras vão contar com o apoio da Polícia Militar e serão instaladas nos dois portais de entrada – Pouso Alegre (bairro Santa Cruz) e Ouro Fino (balança), acesso para os distritos Cervo e Sertãozinho (MG 290) e também acesso para Tocos do Moji.

As barreiras têm o objetivo de orientar, conscientizar e monitorar sinais de saúde e dessa forma, evitar a expansão do vírus. Caso a equipe de saúde detecte sinais suspeitos, como temperatura acima de 37,8°C,  a pessoa receberá uma carta de encaminhamento para uma unidade médica da sua cidade de origem. Conforme explica a secretária de saúde, Rosaly Esther, “não iremos acolher pacientes de outras cidades para preservar nossos recursos aos bordamatenses, mas faremos todo o questionário e orientação para que as pessoas que vierem pra cá permaneçam em casa, utilizem máscaras e sigam todas as regras do município para o enfrentamento ao avanço do coronavírus.”

De acordo com o prefeito André Marques, as decisões, juntamente com o Comitê, têm o objetivo de manter o controle e barrar as formas de disseminação do vírus em Borda da Mata “é essencial que a população se conscientize e cada um faça a sua parte, assim como os visitantes que por ventura vierem para Borda da Mata, é importante seguir à risca todas as normas do município”.