02/05 – Boletim epidemiológico do coronavírus em Borda da Mata: 16 pacientes em isolamento domiciliar são monitorados

A Secretaria Municipal de Saúde divulga neste sábado, 02/05, mais um boletim epidemiológico do coronavírus no município. Ao todo, 33 pessoas já foram notificadas com sintomas gripais, característicos de Covid-19.  Atualmente, 16 pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento pelas equipes de Saúde da Família e Vigilância em Saúde. Cinco pacientes que realizaram exame em laboratório testaram NEGATIVO para o novo coronavírus. O município continua, portanto, com os dois casos confirmados e curados, conforme divulgado no boletim de 17/04.

Importante ressaltar que os pacientes notificados e que cumprem o isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde recebem todo o tratamento pelo SUS. De acordo com a secretária de saúde, Rosaly Esther, “todos os pacientes com sintomas suspeitos e que precisam de medicação, a Farmácia Municipal fornece o medicamento conforme a prescrição médica. Se a situação se agrava, o Pronto Socorro faz o atendimento de emergência com todo o suporte necessário, além da realização de exames de sangue e raio-X. Tudo em Borda da Mata.”

O boletim é atualizado e publicado no site da Prefeitura sempre que ocorrem novas informações, seja de notificações suspeitas ou de resultados de exames que chegam, portanto, as publicações não são, necessariamente, diárias.

NOTIFICAÇÕES

Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a Vigilância em Saúde também procura pacientes com base em informações e denúncias da própria população. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19). As equipes da Saúde da Família e a Vigilância em Saúde acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03