Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Equipes da Saúde da Família trabalham conscientização sobre novo coronavírus com população de Borda da Mata

Na manhã desta sexta-feira, 03/04, mais uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi a campo levar informações de prevenção às pessoas, sobre o novo coronavírus. A equipe de Saúde da Família da UBS Santa Rita abordou pedestres, motoristas e motociclicistas na Praça Antônio Megale. Ações como entrega de panfletos, higienização com álcool em gel e a medição da temperatura para verificar a febre foram realizadas com o intuito de explicar sobre o risco de transmissão no novo coronavírus (Covid-19).

Conforme Boletim Epidemiológico publicado em 02/04 pela Saúde de Borda da Mata, 10 casos suspeitos já foram registrados no município, sendo cinco deles descartados. Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Sintomas como febre e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19). As equipes da Saúde da Família acompanham o paciente e a família durante todo o período de isolamento domiciliar, com comunicação diária, orientações médicas e de enfermagem para que o paciente tenha todo o suporte durante a quarentena. 

A enfermeira Graziela Nogueira, da UBS Santa Rita, reforça “os postos de saúde estão com o serviço voltado prioritariamente para o atendimento de pacientes com febre e sintomas respiratórios (dificuldade para respirar, tosse, produção de escarro, congestão nasal ou conjutival, dificuldade de deglutir, dor de garganta, coriza e etc). A importância dos demais pacientes não frequentarem os postos de saúde nesse momento está relacionada à diminuição da disseminação do vírus e ao direcionamento da equipe de saúde para o atendimento rápido e eficiente aos pacientes que podem estar infectados com o novo coronavírus ou com outros vírus sazonais. Os Agentes Comunitários de Saúde estão atendendo as demandas da população por meio de mensagens de texto e telefonemas, além de distribuírem panfletos informativos sobre as formas de controle da doença. Nós, profissionais da saúde, estamos tomando todas as precauções necessárias para nos proteger e proteger nossos pacientes por meio do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S)  e desinfecção correta das áreas por onde transitam os pacientes.”

As orientações sobre a prevenção continuam sendo a máxima para evitar a infecção viral:

  • Lavar as mãos, com frequência, com água e sabão, ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço ou braço, nunca com as mãos;
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos;
  • Evitar aglomerações ou sair de casa sem necessidade.
Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo