Boletim epidemiológico de 28/03 apresenta perfil dos pacientes com suspeita de Covid-19 em Borda da Mata

A Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata divulgou neste sábado, 28/03, mais um boletim epidemiológico do coronavírus (Covid-19) no município. São sete casos suspeitos. Dois desses casos já foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos, pois em casos considerados leves, não está sendo realizado exame. Outros dois pacientes estão hospitalizados, realizaram a coleta do exame e estão aguardando resultado.

Com a mudança do protocolo estadual, divulgado na noite de 23/03, o acompanhamento mudou, por isso, as equipes de Saúde deixaram de monitorar pessoas recém-chegadas de viagem a partir de 25/03. No dia 24/03, ainda foi realizado o monitoramento, conforme boletim divulgado. Os casos são notificados a partir da ida do paciente às Unidades Básicas de Saúde. Sintomas gripais como febre, tosse e falta de ar são considerados sintomas suspeitos de coronavírus (Covid-19).

Os sete pacientes de Borda da Mata são quatro mulheres e três homens. Entre as mulheres, uma com idade entre 10 a 19 anos, duas com idades entre 20 a 59 anos e uma idosa com mais de 80 anos. Entre os homens, os três têm idades entre 20 a 59 anos.

A secretária municipal de saúde, Rosaly Esther, ressalta a importância de manter as medidas de prevenção, como a higiene e evitar aglomerações.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03