Polícia Militar, Desenvolvimento Social e Obras estão em estado de alerta por conta das chuvas

A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu nesta quinta-feira, 23, um alerta para tempestades severas em sete regiões do estado, incluindo o Sul de Minas. Diante do aviso, o comando da Polícia Militar em Borda da Mata e os departamentos de Obras e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal se reuniram para traçar estratégias de ação em caso de danos provocados pela possibilidade de chuvas intensas.

Os órgãos estão prontos para se articular no atendimento a moradores e na avaliação de possíveis áreas de risco. O diretor do Departamento de Obras, Barezze Brandão, explica que a Prefeitura já adotou algumas medidas preventivas, como a limpeza e dragagem do córrego que corta a cidade.

Na última semana, o Departamento de Desenvolvimento Social mobilizou recursos para compra de colchões e cestas básicas, que foram destinados a cerca de 28 famílias atingidas pela enchente do dia 12 de janeiro. O tempo de resposta na ocasião foi de menos de 24 horas, o que só foi possível por conta de uma lei sancionada pelo prefeito André Marques, em novembro de 2019, prevendo atuação imediata do município no auxílio aos moradores em situações de calamidade, como no caso de inundações.

Zonas de convergência

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a previsão de fortes chuvas se relaciona com a “atuação de um sistema de baixa pressão na costa sudeste do país, a intensificação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, no setor centro/sul de Minas, aliada a áreas de convergência nos baixos níveis da atmosfera e a disponibilidade de altos valores de água precipitável”.

Esses fenômenos climáticos devem gerar precipitações com acúmulo entre 80 e 120 milímetros, sendo que, em alguns casos, o volume pode chegar a 150 milímetros.

A Defesa Civil transmite as seguintes orientações para casos de chuvas intensas:

• Em caso de emergências, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193
  • Não passe em locais de risco de inundação durante a chuva
  • Não atravesse ruas alagadas
  • Tenha cuidado redobrado com crianças em caso de enxurradas
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros. Se observar fendas ou depressões, ligue para a Defesa Civil pelo 199
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116)
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas e altas e evite usar equipamentos elétricos
  • Alertas podem ser recebidos via SMS. Basta enviar o seu CEP para o número 40199. Cadastro é gratuito
  • Pelo aplicativo Waze é possível ter informações sobre vias bloqueadas