Edição 2019 do Festar Literário apresenta a história de Borda da Mata em cinco eventos

O Festar Literário 2019 revirou o baú de memórias: mergulhou nas páginas do livro escrito por João Bertolaccini, “Borda da Mata e sua história” para movimentar o conhecimento entre os dois mil alunos da Rede Municipal de Borda da Mata e chegou muito mais longe, com o envolvimento das famílias e da comunidade.

De acordo com a diretora de Administração e Finanças, Marília Duarte Lopes Sáber, “O Festar nasceu da vontade de levar arte para os espaços públicos pra contagiar o pessoal, a cidade, os alunos com esse espírito de cultura, literatura, música.”

A abertura do festival, no dia 2 de outubro, recebeu  o professor e historiador Cleyton Costa para uma palestra aos professores da Rede Municipal.  Uma intervenção na Praça Nossa Senhora do Carmo, no dia 19 de outubro, proporcionou arte e cultura para a população. Teve sessão de yoga para crianças, desenho com giz e papel que teve como tema a antiga linha férrea que passava por Borda da Mata e teve também oficina de quilling, uma arte milenar que transforma tirinhas de papel em arte. Para Maria Rita Costa Bertolaccini, parceira da Prefeitura na organização do Festar Literário 2019, a intervenção na praça uniu performance, conhecimento e delicadeza por meio das atividades “quanto mais coisa boa oferecemos para a população, mais o povo gosta”.

No dia 30 de outubro, uma roda de conversa entre um time de bordamatenses trouxe à tona lembranças e histórias de Borda da Mata, sempre com vistas para o tema “cuidemos de nossa história”, recomendação que o Sr. João Bertolaccini fazia em suas dedicatórias do livro “Borda da Mata e sua história”. E mais um livro novo ganhou vida nesta edição do Festar Literário: o livro Escritos, proseios e cantorias, pela editora Recanto das Letras, de Léo Guimarães.

A programação do Festar Literário 2019 ainda contou com uma noite especial: o sarau no Colégio Nossa Senhora do Carmo emocionou e encantou com música, poesia, prosa e vídeos. Além de um concerto incrível dos músicos Jucilene Buosi, Wolf Borges (vozes) e Albano Sales (piano). Presente na cerimônia, o vice-prefeito Paulo Cesar agradeceu a generosidade e o empenho da família Bertolaccini em participar do festival e prestar esta homenagem ao senhor João Bertolaccini.

Pra fechar com chave de ouro o Festar Literário 2019, a exposição e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos e professores da Rede Municipal aconteceu na manhã de sábado, 09/11, e a praça se encheu de história! A história de Borda da Mata! A economia, a religiosidade, a cultura, o lazer, a educação, a natureza, a arquitetura, os patrimônios, a antiga linha de trem… E muito mais!

Para a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Maia Leonice da Conceição Santos “muitas crianças não conheciam a história de Borda da Mata, inclusive eu fiquei conhecendo a fundo a história de Borda da Mata e é muito bonita, muito interessante. Os diretores das escolas abraçaram a ideia e a culminância deste projeto com a exposição dos trabalhos está incrível.”