Prefeitura esclarece que apostilas da Rede Municipal de Educação NÃO foram cortadas

Editado às 16h51

Diante dos comentários equivocados e afirmações falsas que circulam nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de Borda da Mata esclarece que não houve corte do material didático nas escolas da Rede Municipal de Educação. Em virtude do atraso na contratação da empresa PEARSON EDUCATION DO BRASIL e consequente atraso no fornecimento do material, o Departamento Municipal de Educação decidiu não utilizar as apostilas no segundo bimestre letivo de modo que os alunos não fossem prejudicados, assim sendo APENAS NO SEGUNDO BIMESTRE serão utilizados os livros didáticos distribuídos gratuitamente pelo FNDE, disponíveis nas bibliotecas das escolas.

Já está em andamento o processo de aquisição do material para o segundo semestre. Todas as escolas receberam, no dia 08/05/2018, uma nota oficial para comunicação aos pais e responsáveis por ocasião da reunião de pais e mestres que está acontecendo nesta primeira quinzena de maio. Para os alunos da Educação Infantil e os alunos do Fundamental I, na disciplina de Arte, não haverá nenhuma alteração, uma vez que as apostilas destas turmas e disciplina são, respectivamente, semestrais e anuais.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Educação, Antônio Carlos de Rezende, “a decisão que tomamos, conjuntamente, foi para não prejudicar nossos alunos, bem como o trabalho de nossos professores junto deles, com a demora na entrega do material, e para não haver desperdício do dinheiro público, tão escasso e cada vez mais suado, uma vez que não haveria um efetivo uso do referido material a contento por parte tanto dos alunos e quanto dos professores. Os livros fornecidos pelo FNDE gratuitamente e à disposição nas bibliotecas de nossas Escolas são de boa qualidade e nossos professores, através da Coordenação Pedagógica, foram orientados a realizar a seleção dos conteúdos que seriam trabalhados nas apostilas do 2º Bimestre, de modo que os alunos não sejam prejudicados”.

A Prefeitura reitera ainda que todas as compras e processos estão sendo realizados dentro da legalidade e os pagamentos de fornecedores estão em dia.