Onze escolas participam do desfile cívico de 7 de setembro em Borda da Mata

Com o tema “Que valores queremos para o nosso país?”, as escolas municipais, estaduais e particular de Borda da Mata desfilaram os valores escolhidos em conjunto durante reunião no Departamento Municipal de Educação no mês de junho, os quais foram estudados em sala de aula: amor, paz, igualdade, inclusão, solidariedade, civismo, respeito, responsabilidade ambiental, honestidade, tolerância e justiça.

As comemorações do Dia da Pátria começaram às oito horas com o hasteamento da bandeira pelo prefeito André Carvalho Marques, ao som do hino nacional cantado pela professora de Arte, Rita Fernanda Ferraz Brás e pela aluna Isabela Machado Caponi, ambas da Escola Municipal Benedita Braga Cobra.

As três fanfarras de Borda da Mata, em um ato de união, tocaram para todas as escolas. A abertura do desfile realizada pelo Cemei Professora Ana Maria Cabral dos Santos com o tema “paz” e em seguida pela Creche Madre Tereza de Saldanha com referência ao “amor”, que passaram pela praça ao som da fanfarra do Colégio Nossa Senhora do Carmo, escola que veio logo em seguida e apresentou a “igualdade”. Já ao som da fanfarra da Escola Municipal Benedita Braga Cobra (EMBBC), desfilaram a Apae com o tema “inclusão”. Os alunos, balizas e porta-bandeiras da EMBBC apresentaram o tema “civismo” e lembraram a todos da prática comum na escola de cantar o hino nacional todas as semanas, uma forma de manter vivo esse sentimento de patriotismo. Em seguida vieram todas as escolas municipais: a E. M. Antônio Marques da Silva apresentou a “solidariedade”, a E. M. Professora Diva Ribeiro dos Santos abordou o “respeito” e a E. M. Francisco Souza Costa trouxe brinquedos de material reciclável, mudas de árvores em referência ao tema “responsabilidade ambiental”.

O desfile foi encerrado com as três escolas estaduais do município. Ao som da fanfarra da Escola Estadual Lauro Afonso Megale (EELAM), desfilaram os alunos da Escola Estadual Dom Otávio Chagas de Miranda do distrito Sertãozinho, que além do tema “honestidade”, homenageou também os 50 anos da escola e trouxe um pelotão com ex-funcionários, ex-professoras e ex-diretoras. A EELAM desfilou em seguida o tema “tolerância”, abordado em diferentes situações: família, origem, sexo, sociedade e futebol. Por último, a Escola Estadual Pio XII do distrito Cervo com tema “justiça”.

No encerramento, o diretor do Departamento de Educação, professor Antônio Carlos de Rezende, entregou um troféu para as diretoras das escolas com fanfarras em agradecimento pela participação.