Recém-nascida de Borda da Mata é transferida de helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas para realizar cirurgia cardíaca

Uma paciente recém-nascida, prematura de 26 semanas, de família de Borda da Mata, estava sob os cuidados médicos do Hospital Samuel Libânio em Pouso Alegre na UTI pediátrica há dois meses. Hoje, (29/08) com 63 dias de vida, pesando 1,114kg, a paciente precisava de uma cirurgia cardíaca. A equipe médica da UTI solicitou que fosse feita essa cirurgia no hospital de Passos/MG, a 265 km de Pouso Alegre. Para agilizar a transferência, por se tratar de alto risco e longa distância, a Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata começou o processo de protocolo pelo SUS Fácil juntamente com o Hospital Samuel Libânio e o SAMU e no dia 29/08, a transferência foi realizada de helicóptero pela operação de Serviço de Atendimento Aeromédico (parceria SAMU e Corpo de Bombeiros) a partir do campo da Lema, ao lado do Hospital Regional.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosaly Esther, “É muito gratificante ver o paciente sendo tratado com tamanha eficácia e carinho pelas equipes. Agradeço à equipe da UTI Neo Natal do Hospital Regional, ao SAMU e ao BOA (Batalhão de Operações Aéreas) pela pronta resposta. Foi emocionante o atendimento. Se Deus quiser vai dar tudo certo.” A família foi transportada de carro pela Secretaria Municipal de Saúde Borda da Mata.

Secretária de Saúde Rosaly acompanhou a transferência