Borda da Mata participa de Conferência Intermunicipal de Cultura

01/08/2013

Borda da Mata estava entre as 12 cidades do Sul de Minas que participaram da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura realizada em Cambuí no dia 31/07/2013. Com o objetivo de promover a discussão e proposição de políticas públicas voltadas para a cultura, a comissão organizadora, formada pelos municípios Cambuí, Estiva e Senador Amaral, chamou as cidades vizinhas para discutir o tema “Uma política de Estado para a Cultura”. Além de Borda da Mata e as cidades organizadoras, participaram também, representantes do governo, artistas, produtores e gestores culturais de Brazópolis, Camanducaia, Cambuí, Conceição dos Ouros, Consolação, Congonhal, Ipuiúna, Senador José Bento e Paraisópolis.

A diretora do Departamento de Esporte e Cultura de Borda da Mata, Regina Moreira, a coordenadora do programa Minas Olímpica, Rosi Chicano, e o assistente esportivo Thiago Palmeira Senna Lima participaram das discussões do Eixo 1 – Implementação do Sistema Nacional de Cultura, já que Borda da Mata vai começar a arrumar a documentação para a criação do Conselho de Cultura e assim dar início às atividades na área.

Quatro eixos temáticos do Sistema Nacional da Cultura foram discutidos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura como Desenvolvimento Sustentável. As propostas elaboradas em cada eixo serão levadas à Conferência Estadual de Cultura por meio dos delegados eleitos.