Sexto caso de Covid-19 é confirmado em Borda da Mata

O boletim epidemiológico de 21/06, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. Mais um caso é confirmado no município, este é o sexto paciente diagnosticado com Covid-19 desde o início da pandemia: uma mulher de 74 anos, deu entrada no Pronto Atendimento Municipal de Borda da Mata no dia 15/06, apresentando quadro de insuficiência respiratória. A paciente foi estabilizada e encaminhada com segurança ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde esteve na UTI por três dias, voltou para a internação clínica e se recupera bem.  O resultado do exame chegou na noite de sábado, 20/06. A paciente relatou ter voltado de viagem do interior de São Paulo dois dias antes de procurar o Pronto Atendimento Municipal, quando já apresentava problemas respiratórios.

A paciente de 36 anos que testou positivo para a Covid-19 em 19/06, continua em isolamento domiciliar se recuperando e passa bem.

Outros nove pacientes continuam em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata, estes em isolamento domiciliar.

O boletim permanece com o número total de notificações desde o início da pandemia: 65, sendo que 50 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 31 destes pacientes fizeram exames laboratoriais e testaram negativo para o coronavírus. Quatro pacientes que testaram positivo, os quatro estão curados.

De acordo com a secretária de saúde, Rosaly Esther, “A melhor medida de proteção continua sendo a prevenção, o uso de máscaras e isolamento social. Pedimos a compreensão de todos quanto ao momento que vivemos e a colaboração com o sistema de saúde municipal para o combate ao vírus. Em caso de sintomas de febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar pedimos o contado a Unidade Básica de Saúde mais próxima à localidade para o devido tratamento. Em caso de falta de ar e fôlego curto, orientamos o Pronto Atendimento como principal referência. A batalha continua! Todos contra o coronavírus.”

MONITORAMENTO

Os pacientes notificados e que cumprem o isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde recebem todo o tratamento pelo SUS. Os pacientes com sintomas suspeitos e que precisam de medicação, a Farmácia Municipal fornece o medicamento conforme a prescrição médica. No Pronto Socorro, o atendimento de emergência é realizado com todo o suporte necessário, além da realização de exames de sangue e raio-X.

PREVENÇÃO

Com o inverno, a incidência de doenças virais respiratórias aumenta consideravelmente, por isso, é essencial que as medidas de proteção continuem fortes. Utilizar máscara ao sair de casa. Só sair em casos de extrema necessidade. Evitar aglomerações. Lavar as mãos com frequência. Não tocar mãos, olhos e boca com as mãos não higienizadas.

ATENDIMENTO

Em casos de sintomas como febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro para o devido tratamento. Em casos de falta de ar e fôlego curto, a orientação é buscar o Pronto Atendimento como principal referência.

BOLETIM 21-03

BOLETIM 24-03