Semana Cras de prevenção e combate às drogas de Borda da Mata mobiliza pais e alunos

27/06/2013

O Cras Sebastiana Marques promoveu entre os dias 18/06 até 26/06 a “1ª Semana Cras de prevenção e combate às drogas de Borda da Mata”. Durante os nove dias, todas as escolas do município e dos distritos Cervo e Sertãozinho receberam palestras direcionadas aos pais dos alunos com psicólogos e profissionais ligados à família, em que discutiram de forma clara os problemas sociais causados pelo uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas.

Na pista de skate de Borda da Mata, o Cras articulou uma intervenção que chamou a atenção dos jovens. No sábado, 22/06, a Associação de Skate e Hip Hop de Pouso Alegre ministrou oficina de grafite, apresentação de skate e de rap. A pista foi toda pintada de branco pela Prefeitura para sediar a oficina de grafite, que na tarde de sábado ganhou novos desenhos.

O encerramento da Semana aconteceu no dia 26/06 com uma caminhada pelas praças centrais com os estudantes das escolas municipais, EELAM, Guarda Mirim Irmã Martha, Apae e Fanfarra da Escola Municipal Benedita Braga Cobra. Após a passeata, aconteceram apresentações culturais em frente à Basílica durante a manhã e a tarde.

Para a coordenadora do Cras, Marília Duarte Lopes Sáber “levar informação até os pais foi o nosso objetivo durante essa campanha.  Muito foi falado, ouvido, discutido. De todas as idéias expostas, foi  unânime que: crianças e adolescentes precisam ser amados, protegidos, acolhidos, aceitos. Cabe às famílias, às escolas, às comunidades, ao poder público formar uma rede de proteção para as nossas crianças e adolescentes. Essa rede que vai protegê-los das drogas deve ser formada com cultura, com esporte, com um olhar carinhoso de todos nós para cada um deles.”

Marília ainda destaque “nós, do Cras, continuaremos a contribuir para a formação dessa rede trabalhando para a conscientização das famílias, para o seu empoderamento e para suas aquisições.”