Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Saúde atualiza protocolo para realização de testes rápidos para Covid-19 em Borda da Mata

Médicos e enfermeiros das equipes da Saúde da Família das seis unidades básicas e a da Vigilância em Saúde de Borda da Mata se reuniram na quinta-feira, 30/07, para tratar das atualizações quanto ao atendimento e o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais, suspeitos da Covid-19, no município.

 

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou o protocolo para realização de testes rápidos em Borda da Mata. A mudança aconteceu por orientação técnica do Ministério da Saúde e começa a valer no dia 31 de julho.

 

Conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “todas as pessoas que tiverem sintomas gripais e que procurarem atendimento em uma das Unidades de Saúde públicas do município, terão o teste realizado no 12.o dia a partir dos sintomas. Pessoas assintomáticas, mesmo que tiverem tido contato com casos positivos, ainda não estão contempladas para realização deste teste. O exame disponível é o teste rápido e ele vai pegar anticorpos, que são células de defesa do organismo. Essas células só começam a aparecer a partir do 8.o dia dos sintomas. Então a gente padronizou o 12.o dia para realização do teste por que a chance de dar um resultado mais verdadeiro possível é maior.

 

De acordo com o médico da UBS do Centro, Flávio Oripse, a orientação é seguir as normas sanitárias com rigidez. Além disso, ele explica que todo paciente que apresente sintoma gripal é imediatamente isolado “os pacientes com síndrome gripal (sintomas leves) devem procurar a UBS de referência para receber o monitoramento da equipe da Saúde. O monitoramento é diário, o paciente tem total suporte, mesmo a distância. Nós disponibilizamos nossos números de telefone e se o paciente tiver qualquer necessidade, vai entrar em contato. O paciente vai ter todas as informações necessárias quanto à terapêutica, quanto à medicação e também a orientação de se apresentar febre persistente, desconforto respiratório, procurar imediatamente o Pronto Socorro.”

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo