Saúde adquire gerador de energia para Pronto Atendimento, Hospital e Asilo de Borda da Mata

Mais uma aquisição importante para a Saúde de Borda da Mata chegou ao município no dia 26/06. Um gerador de energia vai garantir o atendimento em momentos cruciais para o paciente no Pronto Socorro 24 horas, além disso, o gerador é essencial para o funcionamento do Hospital que está recebendo as obras de adequação para a reabertura. O gerador vai suprir também a necessidade do Asilo, lar municipal que abriga 40 idosos.

Conforme explica a secretária de Saúde, Rosaly Esther, “se a gente tiver algum problema com a energia elétrica, o gerador entra em ação. Nós temos na sala de emergência, os aparelhos todos ligados, então se eu tenho um paciente ligado no respirador ou entubado, é preciso ter energia constante. Isso já é uma exigência da Vigilância Sanitária, pois é o coração do Pronto Atendimento e do Hospital. É uma aquisição que desde o início estamos lutando para conseguir e agora realizamos”.

Um trabalho árduo, que envolve muitas pessoas e muitos processos. O vice-prefeito, Paulo Cesar, acompanhou a chegada do equipamento, além dos serviços de instalação e obras de adequação no hospital “mais um passo importantíssimo dado para que tenhamos o nosso hospital rapidamente. Nosso agradecimento sincero ao deputado federal Bilac Pinto, que disponibilizou a emenda parlamentar e possibilitou a compra desse equipamento”.

Para quem está atuando na linha de frente, no acolhimento e tratamento dos pacientes, esse aparelho representa um grande avanço. A servidora Nilcea de Toledo afirma “vai colaborar para salvar vidas devido os picos de luz, muitas vezes em uma emergência podemos ficar sem aspirador ou respirador, então é fundamental a instalação desse gerador.”

Para garantir a instalação do equipamento, os servidores municipais estão empenhados. O pedreiro José Maria, do Departamento de Obras, explica os serviços em andamento “a gente está fazendo a reforma e essa instalação faz parte. Estamos fazendo a estrutura para a colocação e em seguida, a cobertura. ”

Dentro do hospital, as obras continuam a todo vapor para a reabertura. O pintor Antônio Cardoso fez questão de falar “pra nós é o maior prazer estar aqui reformando, está ficando um trabalho muito bonito. É um trabalho que a gente está fazendo para a população de Borda da Mata. Tenho certeza que o povo vai ficar muito contente quando aqui passar a ser hospital de novo. Vai acolher muita gente aqui.” O servidor Donizete Augusto finaliza “é uma honra ser servidor municipal e poder servir nessa reforma, onde a população vai ser beneficiada.”