Prevenção ao coronavírus: município mobiliza agentes de saúde, orienta escolas e adota controle de visitas aos idosos do Lar

Não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus (covid-19) no Sul de Minas Gerais, até o momento, mas, de olho na prevenção, a Prefeitura de Borda da Mata acionou um plano de ação para orientar os moradores e minimizar os riscos de contágio, em especial, na população idosa.

As primeiras ações visam a orientação e conscientização. Esse trabalho vai contar com os agentes de saúde, que incluirão em sua rotina de trabalho, durante as visitas aos moradores, a orientação sobre o novo coronavírus.

Outras medidas importantes serão adotadas nas escolas. As unidades de educação contam com álcool em gel e sabonete líquido nos lavatórios. “Nós já orientávamos os alunos, mas estamos intensificando as orientações sobre a forma adequada de lavar as mãos, que é um dos fatores importantes para evitar o contágio não apenas pelo coronavírus, mas por outras inúmeras doenças”, explica Maria Leonice,a diretora do Departamento de Educação e Cultura, Esporte e Lazer.

No início da semana, a diretora vai se reunir a Secretaria da Saúde para traçar outras ações específicas para as escolas. O assunto também será tratado com em reunião com os diretores.

Também haverá mobilização para minimizar riscos no Lar Monsenhor Pedro Cintra, casa de repouso que abriga dezenas de idosos. Por lá, os funcionários passarão a utilizar máscaras e as visitas estão proibidas.

“Nosso plano de ação prevê a mobilização de profissionais de diversos setores da Prefeitura, principalmente da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação para fazer chegar à população de forma clara, objetiva e rápida informações importantes que vão ajudar no controle da doença. Graças a Deus, não temos nenhum caso na cidade, mas este é o momento de redobrar os cuidados com a prevenção”, avalia o prefeito André Marques.

A secretária de Saúde Rosaly Esther avalia que não há motivos para pânico e orienta os moradores a só procurarem o Pronto Socorro do município em caso de real necessidade. “Uma das grandes preocupações das autoridades de saúde é evitar a sobrecarga nas unidades, garantindo que elas possam estar a disposição das pessoas que realmente necessitam do atendimento, seja no caso do novo coronavírus ou para atendimento de qualquer outra enfermidade”, considera.

Ainda de acordo com a secretária, todos os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde para a prevenção do novo coronavírus já foram ativados no município.

O que você precisa saber sobre o coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir:

> Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

> Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

> Evite aglomerações se estiver doente.

> Mantenha os ambientes bem ventilados.

> Não compartilhe objetos pessoais.

Fonte: Ministério da Saúde