Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Matipó comemorou no dia 17 de Dezembro 75 anos

Do passado aos dias de hoje

O nome Matipó se deriva da expressão indígena Match-poo, que significa “milho em pó”.

 

 

O povoamento teve sua origem provavelmente em 1.840 quando segundo se presume surgiram as primeiras casas. Em 1.860, João Fernandes dos Santos, fazendeiro da localidade, doou ao Bispado de Mariana, para a construção de uma Capela, em honra de São João Batista, um terreno com área de cerca de três alqueires que mais tarde iria constituir-se no patrimônio do povoado. Em 1870, já se tinha em pequeno povoado que se denominava São João das Esteiras.

Pela lei numero 3.442, o povoado foi elevado a distrito em 28 de setembro de 1.888, fazendo parte do município de Abre Campo. O curato de São João de Matipó foi criado em 23 de março de 1893, pelo “Monsenhor João Fagundes Chaves” foi o primeiro vigário de São João de Matipó.

Em 1938, o distrito passou a município pela lei nº. 148 de 17 de dezembro, com território desmembrado do município de Abre Campo.

Por suas atuações no interesse coletivo da comunidade, Bernardo Rodrigues Torres, José Mendes de Magalhães, Miguel Monteiro e Waldomiro Mendes de Almeida são nomes estreitamente ligados à história de Matipó.

Bom mas a historia de Matipó não se resume apenas em palavras ou fatos históricos, a cidade de Matipó é também hoje no presente uma cidade que com o passar dos anos mostrou ter muita garra, uma cidade voltada para o desenvolvimento e o progresso, talvez alguém pode ate perguntar, mas em que Matipó progrediu?

Bem Matipó cresceu sim e muitíssimo lembro que em meados dos anos 75 nossa cidade se resumia apenas em trabalhos no campo produção pequena embora fosse uma cidade pequena, porem os anos foram passando e o progresso chegando.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Algumas famílias que contribuíram muitíssimo para o crescimento de nossa cidade não

poderíamos deixar de falar da família Gardingo.

Uma família que contribuiu e continua contribuindo ate hoje com grandes investimentos e geração de empregos trazendo o progresso e uma grande economia para o nosso município.

Contar a historia de Matipó e não citar a importância desta família é ignorar o progresso de nossa cidade.

Existem ainda outros pioneiros que também se dedicaram a nossa cidade principalmente o Dr Alberone Jose de Paiva um médico que sempre se dedicou a atender toda a população de Matipó com muito carinho e atenção principalmente aos carentes, nunca negou atendimento a ninguém.

Matipó é e sempre será uma cidade hospitaleira que recebe com muito carinho a seus visitantes.

Hoje a cidade de Matipó conta com varias opções principalmente em relação a lazer.

Para quem busca um local calmo e tranquilo para o seu fim de semana tem o córrego dos Lourenço que oferece a seus visitantes uma bela caixoeira e uma paisagem agradável além de um pesque-pague.

 

 

Vale ainda citarmos que nos meses de Julho a cidade também realiza uma das melhores festas da região que é a exposição, um marco em sua historia e que reúne pessoas de toda região.

Pra que quer se divertir ou passar momentos agradáveis sem se deslocar da cidade existe o Italogarde Club com piscina salão de festas e um excelente restaurante o qual oferece a seus clientes o que há de melhor em restaurantes, com atendimento excelente feito por funcionários capacitados e sempre atenciosos.

A faculdade vértice hoje é destaque em todos os lugares, antes quando se falava em Matipó as pessoas ficavam se perguntado onde era e se existia no mapa era uma verdadeira ironia.

Hoje quando se fala em Matipó todos conhecem graças à faculdade vértice, esta construção abriu as portas de nossa cidade para o progresso e também para o mundo.

Como se conhece o progresso de uma cidade, o progresso de uma cidade a gente vê não é apenas no enriquecimento de si próprio ou de alguma pessoa, o progresso a gente vê no dia a dia é no crescimento da cidade é na construção de escolas, creches, asilos é na criação e abertura de novas empresas que geram recursos e empregos para a população do município, e ainda na criação de uma infraestrutura que venha atender desde o mais rico até o mais pobre, é ainda na criação de entidades e organizações voltadas para o social.

É também na mentalidade de pessoas inteligentes que lutam pelo bem estar não apenas o seu, mas também de toda a cidade.

É também na participando da administração do município colaborando para que nossa cidade possa ser uma cidade digna e a altura.

Clique aqui e veja tambem a historia do bairro Boa Vista

Que nos possamos comemorar estes 74 anos de emancipação de nossa cidade com muito amor e carinho esquecendo as picuinhas e pensando em o quanto nossa cidade e a qualidade de vida melhoraram.

Parabéns Matipó pelos seus 74 anos de historia.

 

HINO DE MATIPÓ:

Eu viajei e conheci muitas cidades importantes, E Matipó eu não te esqueci só um instante. Minha cidade é um sonho verdadeiro, Matipó é um paraíso que se eleva de bondade o ano inteiro.

Seu passado glorioso é pedestal que fortalece, Nossas vidas que estão a florescer, Matipó de gente amiga e hospitaleira, É um amor que um dia e dia vai crescer…

Se eu pudesse viver trezentos anos, Duzentos e noventa e nove Eu viveria em Matipó Onde a chama do progresso me comove.
Matipó, Matipó Matipó, Matipó É Matipó…

Autor do hino: Antônio Hudson

 

 

Com informações de José Roberto

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo