Fiscalização faz ações de vistoria no comércio para garantir cumprimento de regras de prevenção à Covid-19

Apesar da ação focada nos supermercados, que têm grande fluxo de pessoas, fiscalização reforçada vale para todo o comércio da cidade

Os ficais da Prefeitura de Borda da Mata iniciaram nesta quarta-feira,10, a vistoria em supermercados para garantir o cumprimento das regras de prevenção à Covid-19. A ação foi definida ontem, 09, pelo Comitê local de Enfrentamento à Covid-19, após denúncias de descumprimento das medidas.

As vistorias visam garantir o distanciamento entre as pessoas dentro dos estabelecimentos, o uso de máscara e a desinfecção de utensílios de grande utilização, como os carrinhos e cestos de compra.

“Estamos fiscalizando com muito empenho, a demanda é enorme. Pedimos encarecidamente o apoio e a consciência das pessoas. Não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo, dependemos, principalmente, do bom senso e da capacidade de cada morador em colaborar para o bem da coletividade”, ressalta o fiscal de Postura Robson Lima.

De acordo com ele, as vistorias nos supermercados é uma ação coordenada e concentrada e decorre de decisão do comitê por conta do volume de denúncias que chegou à fiscalização acerca desses estabelecimentos. No entanto, vistorias são feitas a qualquer momento em qualquer estabelecimento que descumpra as regras de prevenção ao coronavírus.

Crise exige colaboração de todos

O prefeito André Marques considera que as medidas de prevenção adotadas até aqui pelo município têm surtido efeito importante. Até o momento, a cidade registra apenas quatro casos de Covid-19, mas todos eles se referem a pacientes já recuperados. “Adotamos medidas cruciais desde o início da pandemia, sempre tendo o comitê de enfrentamento e seus membros como referência para as tomadas de decisão. Chegamos bem até aqui, mas, neste momento de retorno gradual das atividades, e nós sabemos da importância do trabalho para a dignidade das pessoas, é fundamental que todos tenham a máxima consciência da importância que é o uso das máscaras, o distanciamento e as medidas de higiene. Decretos, fiscais, nada é mais eficaz na prevenção que a união de todos. Juntos, temos todas as condições de vencer essa pandemia e sair delas ainda mais fortes”, conclui.

Foco da fiscalização

Nas visitas que começam a ser feitas de pelos fiscais está sendo avaliado o cumprimento, em especial, das seguintes regras:

– A ocupação interna dos estabelecimentos não deve superar o limite máximo de 1 pessoa a cada dois metros quadrados.

– O número máximo permitido de pessoas no interior do estabelecimento deve ser informado em cartaz afixado em sua entrada.

– Carrinhos e cestos de compra devem ser higienizados de forma constante com substâncias desinfetantes como o álcool em gel 70%.

– O uso obrigatório de máscaras de proteção facial por funcionários e clientes.

‘Minas Consciente’

As diretrizes para supermercados e demais estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços, cujo funcionamento está liberado com restrições na cidade, constam nos protocolos do programa ‘Minas Consciente’, ação do governo do Estado para retomada gradual e segura das atividades à qual o município aderiu em 7 de maio.

A não observância das recomendações de saúde pode resultar em notificação, no registro de um Boletim de Ocorrência e, até, no fechamento compulsório do estabelecimento.