Festar Literário 2019 convida para intervenção na praça e na história de Borda da Mata [19 de outubro]

Praça Nossa Senhora do Carmo vai receber intervenção no dia 19 de outubro. Atividade faz parte da programação do Festar Literário 2019.

Aprender história é muito mais interessante quando é possível experimentar, visitar e conhecer de perto monumentos e pessoas de outras épocas. Em Borda da Mata, para o Festar Literário 2019, os alunos da Rede Municipal estão estudando o livro “Borda da Mata e sua história” do autor bordamatense João Bertolaccini e desenvolvendo trabalhos artísticos acerca do estudo que trata da formação do povoado às margens do Rio Mandu, com abordagem especial sobre a influência da religiosidade na vida do povo. Como parte da programação do festival, acontece no dia 19 de outubro, sábado, uma intervenção na Praça Nossa Senhora do Carmo. A intervenção urbana é a realização de movimentos artísticos nas áreas centrais das cidades, alterando a atmosfera comum a esses locais. Ela tem por objetivo chamar a atenção dos passantes, levá-los à apreciação do movimento proposto e aproximá-los da arte.

A primeira atividade terá início às 8h30 e será uma sessão de yoga para crianças com a professora Carolina Sáber. Yoga é uma prática física e meditativa milenar surgida na Índia e pode ser definida sob vários aspectos, inclusive como arte, pois é uma atividade performática. Interfere radicalmente na atmosfera de nossa cidade, pois até então nunca se viu desta prática em nossas praças.

Às 9h começará a atividade de desenho para crianças com giz e papel com a professora Maria Rita Bertolaccini. Esta atividade terá como tema a linha férrea que passava por Borda da Mata. O trem, o saudoso trem poderá ser reverenciado pelas crianças. Os trabalhos serão sobre as cidades e estações mineiras que se ligavam à Borda da Mata. Uma grande oportunidade de pensar a História.

Às 9h30 começará a oficina de Quilling com a professora Fátima Carvalho. Quilling é uma técnica de filigrana em papel, também milenar, praticada tanto no Ocidente quanto no Oriente. Sua intervenção também é inédita em nossa praça. Um trabalho de delicadeza e beleza ainda desconhecido por muitos.

Sobre o Festar Literário

O Festar (Festival de Arte de Borda da Mata) acontece durante o ano com as seguintes vertentes: Gastronômico, Extreme e Literário, com o intuito de valorizar e explorar a produção cultural e artística, integrada à natureza e à arquitetura local.

Em sua segunda edição, o Festar Literário busca homenagear escritores com raízes em Borda da Mata e levar o estudo para a sala de aula, integrando a grade curricular dos 2 mil alunos da Rede Municipal. Em 2018, crianças e adolescentes conheceram as poesias de Donizete Galvão, premiado poeta brasileiro que nasceu em Borda da Mata. Em 2019, literatura e história andam lado a lado com o autor e livro escolhidos para o festival.

Sobre o autor homenageado

João Bertolaccini foi uma importante figura bordamatense. Nasceu em 1930, foi comerciante, trabalhou no Executivo e no Legislativo Municipal. Católico militante, foi colaborador, estudioso das coisas sacras e membro atuante da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Amigo de Monsenhor Pedro Cintra, importante empreendedor social de Borda da Mata, escreveu a obra a pedido do padre. O livro “Borda da Mata e sua história” lançado em 2001, é resultado de intensa pesquisa e experiências de vida. O autor faleceu em 2015, aos 84 anos de idade.

Programação completa:

19/10/19

Intervenção na Praça e na história

Local: Praça Nossa Senhora do Carmo

8h30 Yoga para crianças com Carolina Sáber (Quintal do Ser)

9h Desenho em giz e papel com Maria Rita Bertolaccini (Casa do Piano)

10h Oficina de Quiling – arte em papel com Fátima Carvalho

30/10/19

Roda de conversa e lançamento do livro de Léo Guimarães (Escritos, Proseios e Cantorias – Editora Recanto das Letras)

Local: Câmara Municipal

08/11/19

Sarau – Apresentações artísticas e musicais relacionadas ao livro “Borda da Mata e sua história” e ao seu autor, João Bertolaccini