Escolinha de Borda da Mata está nas finais da Copa de Base

Os craques da Escolinha de Futebol de Borda da Mata disputam desde o dia 22 de janeiro a 22ª Copa de Base. A competição ocorre nas cidades de Caxambu e Baependi. O município está representado nas categorias sub-11 e sub-15.

O sub-11 se classificou para as finais com 1 derrota, 1 vitória e 1 empate. Já o sub-15 saiu-se com uma campanha invicta e 100% de aproveitamento com 3 vitórias. As equipes disputam as finais neste domingo, 26.

“Mais uma vez, nossos jogadores estão mostrando bom desempenho dentro e fora de campo. Estamos felizes com os resultados até aqui. Agora, vamos nos concentrar para conseguir dar o nosso máximo nas finais”, considera o treinador Tiago Lopes.

Resgate do esporte

Desde 2017, o município se empenha no resgate do esporte em Borda da Mata. O apoio à escolinha de futebol, com aquisição de materiais esportivos e contratação de um profissional para orientar os jovens, se soma à reforma do Estádio Municipal, entregue em julho de 2019, e do ginásio poliesportivo, que está em fase final de conclusão.

Outra iniciativa que nasce a partir da escolinha de futebol é o projeto ‘Bom de Bola, Bom na Escola’. A iniciativa do Departamento Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer aposta na complementação entre as as áreas de esporte e educação para incutir nos alunos valores como disciplina, espírito coletivo e dedicação.

O público-alvo do projeto, iniciado em 2017, são crianças de 6 a 17 anos. Atualmente, 170 alunos já integram a iniciativa. Com a condição de ter bom desempenho e comportamento na escola, eles participam da escolinha de futebol mantida pela Prefeitura de Borda da Mata. São seis aulas semanais no Estádio Municipal. Elas são divididas em dois turnos,  da 9h às 11 e das 14h30 às 18h, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras.

O resultado é a formação de atletas de grande desempenho em campo, na escola e no convívio social.