Desenvolvimento Social visita áreas de risco e orienta moradores

O alerta da Defesa Civil de Minas Gerais sobre a possibilidade de chuvas intensas no Sul de Minas nesta quinta e sexta-feira, 24, mobilizou os órgãos da Prefeitura de Borda da Mata no atendimento e prevenção de danos a moradores em áreas de risco.

Representantes do Departamento de Desenvolvimento Social visitaram famílias na manhã desta sexta para informar sobre o alerta da Defesa Civil e transmitir orientações sobre como proceder em casos de emergência. Além disso, o órgão voltou a disponibilizar abrigo para famílias que precisarem deixar as áreas de risco.

“Nós fizemos a orientação a estas famílias sobre a importância de deixar as casas ao menor sinal de inundação. No abrigo que estamos disponibilizando, temos infraestrutura completa para tomar banho, dormir e se alimentar. Não é necessário correr nenhum um risco, o município está a postos para dar todo apoio necessário às famílias”, conta o diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, Thiago Senna.

Órgãos da cidade se articulam

O comando da Polícia Militar em Borda da Mata e os Departamentos de Obras e Desenvolvimento Social se reuniram para traçar estratégias de ação em caso de danos provocados pela possibilidade de chuvas intensas.

Os órgãos estão prontos para se articular no atendimento a moradores e na avaliação de possíveis áreas de risco. O diretor do Departamento de Obras, Barezze Brandão, explica que a Prefeitura já adotou algumas medidas preventivas, como a limpeza e dragagem do córrego que corta a cidade.

Na última semana, o Departamento de Desenvolvimento Social mobilizou recurso para compra de colchões e cestas básicas que foram destinados a cerca de 28 famílias atingidas pela enchente do dia 12 de janeiro. O tempo de resposta na ocasião foi de menos de 24 horas, o que só foi possível por conta de uma lei sancionada pelo prefeito André Marques em novembro de 2019, prevendo atuação imediata do município no auxílio aos moradores em situações de calamidade, como no caso de inundações.