Descate de Lixo Eletrônico e Óleo de Cozinha

LIXO ELETRÔNICO E ÓLEO DE COZINHA: VAMOS DAR O DESTINO ADEQUADO!
Lixo eletrônico, e-lixo ou resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE). Todos esses termos se referem à mesma coisa: produtos elétricos e eletrônicos quebrados, danificados ou sem utilidade por algum motivo e que na maioria das vezes são descartados no lixo comum ou ficam esquecidos em alguma parte da casa.
– Computadores (e seus periféricos: mouse, teclado…), tablets, notebooks, impressoras, monitores, etc.
– Televisores
– Vídeo cassetes
– Vídeo games
– Máquinas fotográficas
– Fogão
– Rádios
– Torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, etc.
– Telefones
– Pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.
– Fios
– Carregadores
– Geladeiras, freezers, máquinas de lavar, ar condicionado, micro-ondas, etc.
– Lâmpadas
– Baterias
– Smartphones
O descarte desses materiais de forma incorreta no meio ambiente pode fazer com que as substâncias químicas que são liberadas dos aparelhos acabem contaminando o solo e até mesmo a água. Isso porque estes produtos contêm chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, que são completamente tóxicos.
Além de causar danos à natureza, as substâncias prejudiciais podem também causar diversas doenças às pessoas.
Tendo em vista a Preservação do Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Borda da Mata, através da Secretaria de Obras em parceria com o CIDAS (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável) – Ouro Fino, promove Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. O principal objetivo desta campanha é retirar o maior número de lixo eletrônico que atualmente está sendo direcionado aos Aterros Sanitários.
Outro objetivo é realizar em conjunto com os eletrônicos a coleta de óleo de cozinha usado para se evitar a contaminação dos corpos hídricos por esse tipo de material.
O ROTARY CLUB em parceria com o CIDAS participará da campanha com a doação de mudas de árvores de espécies nativas e do bioma Mata Atlântica para a abrangência de uma extensa área de cobertura vegetal com o intuito de fortalecer a preservação ambiental com a proteção de nascentes para o aumento do potencial de geração e produção de água para toda região do Sul de Minas.
A cada material eletrônico ou óleo entregue, será oferecido ao participante uma muda para plantio e este obterá todas as informações necessárias para o sucesso do resultado esperado na recomposição vegetal.
Todo óleo arrecadado será convertido em sacos de ração para cães e gatos cuidados por ONG’s e ações para proteção animal.
Participe você também! A natureza agradece!