CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE BORDA DA MATA

VISITA DOS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE BORDA DA MATA AO ILBI BETÂNIA DA PROVIDÊNCIA NA CIDADE DE POUSO ALEGRE, MG

No dia 25 de julho de 2023, os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Borda da Mata, a saber, Luiz Rafael dos Santos, Allan Silvério Barbosa da Silva, Marcela Mary dos Santos Monteiro, e o enfermeiro responsável técnico do Lar Monsenhor Pedro Cintra de Borda da Mata, Alessandro Sérgio Teixeira, realizaram uma visita ao ILBI Betânia da Providência, localizado na cidade de Pouso Alegre, MG. O objetivo da visita foi conhecer de perto o trabalho desempenhado pela equipe multiprofissional da instituição.

Durante a visita, foram calorosamente recebidos pela equipe do ILBI Betânia da Providência, composta pela Coordenadora Administrativa Mariene de Moraes, pela Enfermeira Rosália Guimarães, pela Recreadora Luciene do Prado e pela Nutricionista Barbara Cristina Soares. Nesse encontro, houve uma troca de experiências valiosa entre as instituições de acolhimento, além do estabelecimento de uma conexão mais próxima entre o Conselho e as entidades dedicadas ao cuidado da pessoa idosa. A ocasião serviu também para ressaltar a importância do convívio social, destacando os inúmeros benefícios que tanto os idosos quanto a sociedade em geral obtêm por meio da companhia e da conversação.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa possui um caráter colegiado e atua como órgão consultivo, deliberativo, permanente, paritário e fiscalizador das políticas voltadas à proteção dos direitos dos idosos. Dentre suas atribuições, destaca-se o acompanhamento, avaliação e supervisão dos serviços direcionados à atenção da Pessoa Idosa, visando garantir a qualidade desses serviços oferecidos a essa parcela da população. Além disso, a entidade tem como papel mobilizar, promover e incentivar ações que visem assegurar e promover os direitos da pessoa idosa, englobando tanto instituições públicas quanto privadas no âmbito municipal.