Casos de Covid-19 sobem para 53 em Borda da Mata

O boletim epidemiológico de 21/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 53 pacientes com Covid-19. São mais 10 novos casos positivos desde o último boletim, em 20/07. Do total de diagnósticos positivos, 25 pacientes já estão RECUPERADOS. São 6 pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Algre, sendo 4 na UTI. Outros 19 pacientes estão em isolamento domiciliar. O município contabiliza três mortes por Covid-19.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 175, sendo que 101 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 84 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.

Mais 19 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde, 17 pessoas estão em isolamento domiciliar e 2 pacientes internados, um em Pouso Alegre e outro em Ouro Fino. Todas aguardam resultado de exame.

Conforme a Secretaria de Saúde informa “esta semana, como era de se esperar, visto a realidade do Estado de Minas, nosso município vem apresentando um aumento no número de casos positivos. Vale destacar que, nem todo caso positivo se enquadra em Síndrome Gripal Notificada, uma vez que estamos tendo vários pacientes assintomáticos, que fazem o exame na Rede Particular por curiosidade ou porque tiveram contato com caso positivo e acabam testando Reagente para a Covid-19. Importante também lembrar sobre a disponibilização dos testes rápidos oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde para pessoas sintomáticas, os quais facilitam e agilizam o fechamento do diagnóstico clínico.  A responsabilidade e os cuidados são de todos. Somente a população unida conseguirá diminuir o número de casos em nosso município e vencer a Covid-19!”

Em relação aos dois óbitos em investigação, ambos são de idosos do asilo (78 e 80 anos), os quais já estavam em tratamento paliativo contra o câncer, frente às patologias de base terminais; testaram positivo para Covid-19 em 15/07, porém sem sintomas característicos da doença, tal como insuficiência respiratória, o que leva os óbitos a serem investigados.

Lar Monsenhor Pedro Cintra

Conforme divulgado pela Prefeitura, após a morte do idoso de 103 anos, morador do Lar Monsenhor Pedro Cintra, em 07/07, todos os idosos e funcionários foram testados e todos apresentaram o resultado negativo. O exame, na modalidade sorologia, foi repetido em 15/07. Nessa data, das 65 pessoas testadas, 13 idosos e 7 funcionários apresentaram resultado positivo. Após os resultados em 20/07, imediatamente, os funcionários foram afastados para cumprir isolamento domiciliar e os idosos isolados. Todos, até então, estavam assintomáticos e não apresentaram sintomas gripais.

No dia 20/07, a senhora de 88 anos, que já possuía outras comorbidades, diabetes e hipertensão, faleceu por complicações do coronavírus, conforme confirmação do exame laboratorial.

Em 21/07, mais dois óbitos foram registrados no asilo. Um senhor de 78 anos e outro de 80, ambos portadores de câncer, em fase terminal. Os dois recebiam cuidados apenas paliativos, ou seja, com o intuito de aliviar as dores dos cânceres já sem possibilidade de cura. Os testes dos dois deram positivo, porém o atestado de óbito de ambos apresenta o câncer como a causa principal da morte. Tanto que o setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde enviou uma consulta ao Ministério da Saúde sobre a classificação dos óbitos se serão contabilizados como Covid-19.