Campanha de vacinação contra gripe em Borda da Mata continua nesta terça, 24 e volta sexta, 27, no Grupo

Atualizado em 24/03 às 9h15

As vacinas restantes do lote inicial de segunda-feira, 23, 1º dia da campanha, se esgotaram logo no início da manhã de terça-feira, 24. A vacinação contra a gripe continua na sexta-feira, 27, na Escola Municipal Benedita Braga Cobra, das 8h às 15h. Durante a semana, a equipe da Vigilância em Saúde encontra-se na sala de vacinas da UBS do Centro. Para mais informações, busque atendimento pelo telefone 3445 4954 ou pelo WhatsApp da Secretaria de Saúde 35 9 9885 9040.

***

Com a procura pela vacina contra a gripe e pela antecipação da campanha pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, as doses estão sendo liberadas em pequenas quantidades aos municípios. Em Borda da Mata, o quantitativo inicial deve ser suficiente até terça-feira, 24, mas de acordo com a secretária de Saúde, Rosaly Esther, na quinta-feira o município já recebe mais um lote e a vacinação continua sexta-feira, na escola, “todas as pessoas dos grupos de risco podem ficar tranquilas que serão todas imunizadas. A campanha vai até o dia 9 de maio e a expectativa é vacinar mais de 7 mil pessoas ao longo dos dois meses em Borda da Mata.”

A vacina imuniza contra três tipos de vírus: Influenza, H1N1 e H3N2. Embora ela não protege contra o novo coronavírus, ajuda no diagnóstico caso a pessoa vacinada apresente os sintomas.

NA ESCOLA

A Escola Municipal Benedita Braga Cobra foi escolhida para ser o local da campanha de vacinação por ser ampla, aberta e ventilada. O pátio foi utilizado para receber as pessoas, além disso, foram utilizados dois portões: um para entrada e outro para saída dos vacinados. Além da equipe da Vigilância Epidemiológica (quatro pessoas), mais duas enfermeiras e três agentes de saúde auxiliaram na campanha.

SALA DE VACINAS

Conforme explica a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, com o término das doses, nesta primeira semana, previsto para terça-feira, a equipe volta para a UBS do Centro com a vacinação de rotina. Na sexta-feira, 27, a estrutura é montada na escola de novo para atender a população do grupo de risco da primeira etapa (Idosos a partir de 60 anos, Profissionais da Saúde e Pessoas portadoras de deficiência).

VACINAÇÃO EM CASA

Para os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, as equipes da Saúde da Família fazem o acompanhamento e vão aplicar a vacina contra a gripe nos domicílios a partir do dia 30/03.

SEM PRECISAR DESCER DO CARRO

No primeiro dia da campanha em Borda da Mata, aqueles que foram acompanhados e optaram por receber a vacina dentro do carro, após o acompanhante fazer a ficha, uma das enfermeiras da equipe de trabalho foi até o carro aplicar a vacina.

CALENDÁRIO

Primeira fase: 23/03 – Idosos, Profissionais da Saúde e Pessoas portadoras de deficiência

Segunda fase: 16/04 – Professores, Profissionais das Forças Armadas e Doentes Crônicos

Terceira fase: 09/05 (Sábado – DIA D) – Crianças, Gestantes, Puérperas, Indígenas e Adultos de 55 a 59 anos