Borda da Mata tem dez casos ativos de Covid-19. Diagnósticos positivos acumulados chegam a 114

O boletim epidemiológico de 05/08, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 114 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 95 pacientes já estão RECUPERADOS. O número de casos ativos são 10. Desses, oito pacientes se recuperam da doença em casa. Outros dois pacientes estão internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, um deles na UTI. O município contabiliza nove mortes por Covid-19.

Mais 46 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Desses, 44 estão em isolamento domiciliar e aguardam o 12º dia a partir da apresentação dos sintomas gripais para realizar o exame e dessa forma, confirmar ou descartar a Covid-19. Dois pacientes estão hospitalizados e aguardam resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 329, sendo que 169 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 141 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.

Conforme os gráficos com os detalhamentos epidemiológicos da doença em Borda da Mata, os dois novos casos registrados são das seguintes regiões de abrangência das UBSs: Cervo (1) e Sertãozinho (1).

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORÇA A NECESSIDADE DE ATENÇÃO POR PARTE DOS MORADORES E DAQUELAS PESSOAS QUE ESTÃO EM ISOLAMENTO COM SÍNDROME GRIPAL INESPECÍFICA OU COM O DIAGNÓSTICO POSITIVO DA COVID, POIS O AUMENTO DOS CASOS VEM ACONTECENDO, PRINCIPALMENTE, DENTRO DA FAMÍLIA EM QUE UM PACIENTE JÁ TEVE O DIAGNÓSTICO POSITIVO, SÃO OS CHAMADOS CASOS INTRAFAMILIAR. É IMPORTANTE QUE OS MEMBROS DA CASA SIGAM AS ORIENTAÇÕES SANITÁRIAS, COMO NÃO COMPARTILHAR OBJETOS PESSOAIS, MANTER A ATENÇÃO COM A HIGIENE E O CONTATO.