Borda da Mata recebe doação de álcool em gel do IFSULDEMINAS campus Inconfidentes

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o IFSULDEMINAS Campus Inconfidentes usou a tecnologia e o conhecimento da institição para transformar bebidas alcoólicas apreendidas em álcool em gel. A ação aconteceu em parceria com a Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas que repassou o material apreendido em operações de combate ao contrabando.

Com a produção pronta, o reitor do campus Inconfidentes, professor Luiz Flávio, entregou parte a secretária municipal de Saúde de Borda da Mata, Rosaly Esther, nesta terça-feira, 24. “Vai ser de grande valia esse material para uso da equipe da Saúde que está trabalhando arduamente, principalmente agora, com o atendimento e atenção redobradas para proteger a todos contra a disseminação do novo coronavírus” destaca a secretária.

O prefeito André Marques agradece o apoio do Instituto “receber do IFSULDEMINAS, que tem um laço estreito com Borda da Mata, por meio da Educação a muitos jovens de nossa cidade, esse ato neste momento de incertezas é um alento para o trabalho da Saúde. Essa ação é também é uma maneira de fortalecer a região no combate ao avanço da doença.”

Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Breganholi, “o papel do Instituto vai além de oferecer um ensino de qualidade. Nós temos o dever de devolver à sociedade todo o investimento público direcionado à instituição. Para isso, usamos nossa estrutura e profissionais em projetos e iniciativas como a de agora. Somos sensíveis ao que a população está passando e queremos contribuir sempre de alguma forma.”

Tecnologia

O maquinário do Campus Inconfidentes é a único instalado no Estado de Minas Gerais, fora os que existem em indústrias de bebidas. Ele é utilizado desde 2013 na produção de etanol, usado para abastecer a frota de automóveis da instituição, e de álcool, empregado na higienização do campus e como insumo, em laboratórios. A fabricação desses produtos é possibilitada devido às parcerias com produtores de cachaça da região (que oferecem ao campus as impurezas da destilação, proibidas de comercialização, conhecidas como “cabeça” e “cauda”) e com a própria Receita Federal, com as doações.

Com informações do IFSULDEMINAS