Idioma

Tempo em Borda da Mata

SIGA NAS REDES

Decretos preveem medidas de prevenção em celebrações religiosas e funerais

 

Após reunião do Comitê local de Enfrentamento à Covid-19 em Borda da Mata, a Prefeitura publicou dois decretos, prevendo mais medidas de prevenção ao coronavírus em celebrações religiosos, velórios e serviços funerais. As ações reforçam os protocolos sanitários já existentes em ambos os casos, conforme o programa ‘Minas Consciente’, do governo do Estado, ao qual o município aderiu em maio.

 

As medidas integram mais uma série de ações adotadas na cidade a fim de proteger a saúde dos moradores diante do avanço da Covid-19 no interior. Elas estão previstas nos decretos 4.330 e 4.331 de 13 de julho de 2020.

 

> Leia a íntegra dos decretos

 

O decreto 4.330 trata das medidas de prevenção para as celebrações religiosos, que devem obedecer aos seguintes protocolos sanitários:

 

  • A lotação de igrejas, templos e cultos não devem exceder a 30% de sua capacidade total.

 

  • É preciso observar ainda o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

 

  • As celebrações religiosas não podem durar mais de 60 minutos e o intervalo entre o término de uma e início da próxima celebração, em um mesmo local, não pode ser inferior a duas horas.

 

  • As celebrações podem ocorrer a partir das 7h e devem ser encerradas até às 20h. A exceção se aplica apenas ao atendimento individual efetuado pelos líderes religiosos e/ou orientadores.

 

  • Igrejas e templos devem disponibilizar álcool em gel ou produtos desinfetantes com capacidade semelhante ou superior, na entrada do estabelecimento. O fiel deve obrigatoriamente fazer uso da solução.

 

  • Providenciar avisos, a serem afixados em local de fácil visualização, recomendando que pessoas maiores de 60 anos, grávidas, crianças menores de 12 anos e portadores de comorbidades não ingressem no local, ressalvado o atendimento individual pelos respectivos líderes religiosos e/ou orientadores.

 

Já o decreto 4.331 trata dos velórios e serviços funerais, que devem observar os seguintes cuidados:

 

  • Ficam proibidos velórios em residências

 

  • Os velórios de pessoas não qualificadas com suspeita de Covid-19 devem:

 

    • Ter a presença de no máximo 15 pessoas da família e duração de, no máximo, três horas.
    • caso não seja possível o sepultamento no mesmo dia do falecimento, recomenda-se o fechamento da funerária no período noturno;

 

    • Os responsáveis pela organização e realização da cerimônia de velório deverão providenciar avisos, a serem afixados em local de fácil visualização, recomendando que pessoas maiores de 60 anos, grávidas, crianças menores de 12 anos e portadores de morbidades não ingressem no local.

 

  • O responsável pelo serviço funerário deve disponibilizar no local da cerimônia: água, sabonete líquido, papel toalha e álcool em gel 70% para a higienização das mãos.

 

  • As urnas funerárias deverão ser higienizadas com álcool líquido a 70% antes de serem levadas para as cerimônias de velório.

 

  • Os responsáveis pelo serviço funerário deverão tomar todas as medidas conforme orientações normativas expedidas pelas autoridades sanitárias.

 

  • No caso de óbito de pessoas com diagnóstico confirmado ou suspeito de COVID-19, os corpos deverão ser embalados em sacos de óbito, colocados em urnas lacradas, que não devem ser abertas em nenhuma hipótese, e seguir diretamente para o sepultamento, sem a realização de cerimônia de velório e sem público presente no cemitério, podendo ser acompanhado por apenas um familiar ou  representante da família.

 

  • Todos aqueles que forem manusear os corpos de pessoas suspeitas ou confirmadas de contaminação pela COVID-19 devem estar equipados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados pelas normas técnicas emitidas pelas autoridades sanitárias responsáveis.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Pular para o conteúdo