cc022c391292415dbf48879d699b6f11.jpg
c5335f02d68d2bdb50138a3cb5f644b0.jpg
fd17a4d4b37858a213c69e0d06e29d96.jpg

Prefeitura de Borda da Mata apresenta balanço dos primeiros 100 dias de gestão

12/04/2017

No dia 10 de abril, contabilizaram-se 100 dias da Administração 2017/2020 a frente da Prefeitura de Borda da Mata. De acordo com o prefeito André Carvalho Marques o período reflete o compromisso assumido com o município “um trabalho difícil que está sendo feito totalmente de acordo com a lei, dentro do orçamento disponível, com muita responsabilidade com o dinheiro público e atenção aos serviços essenciais”.

Principais serviços executados nos primeiros 100 dias de gestão:

Obras

Recuperação de estradas: em janeiro, com o período chuvoso, muitas estradas estavam em péssimas condições e o maquinário sem manutenção. Desde então, o Departamento de Obras já esteve no Sertãozinho, parte da Serrinha, Bocaina, Água Quente, Cafua, Cervo (estrada Maria Amélia – Cervo x Senador José Bento), Barro Amarelo (estrada Barro Amarelo x Senador José Bento), Contendas e Gaspar até agora.  Todas as outras já estão no cronograma do Departamento de Obras para receber a manutenção no período da seca e dar mais condições e dignidade para o produtor rural, o morador, os estudantes e todos aqueles que moram na roça e depende de uma estrada boa para deslocar com segurança.

Reforma da cozinha da creche: a reforma da cozinha da Creche Madre Tereza de Saldanha está quase no fim, falta apenas a pintura.  Foram substituídos o encanamento do esgoto, o piso, o revestimento e as pias. Tudo isso para proporcionar mais conforto e qualidade às 136 crianças que passam o dia na Creche enquanto suas mães trabalham. E assim que a cozinha estiver pronta, mais 12 crianças que estão esperando vaga, serão recebidas.  

Gestão da limpeza urbana: organização da coleta de galhos, gramas e móveis com o calendário anual;
Notificação aos proprietários de terrenos para manter os lotes limpos, fazer muro e calçada.

Manutenção no cemitério;

Capina de ruas;

 

Manutenção ruas: Operação tapa buracos em ruas asfaltadas do Centro, Nossa Senhora Aparecida (Rua Milta ), do Bairro Nossa Senhora de Fátima e parte da Avenida João Olivo Megale. 

Manutenção de bloquetes e paralelepípedos na Rua Emiliana Cobra (Nossa Senhora Aparecida), Rua José Rodrigues Borba (Nossa Senhora Aparecida).

Saneamento Cervo: o Departamento de Obras realizou serviço emergencial no encanamento de esgoto do Cervo. Estão em pauta estudos para estabelecer as melhores formas de atender aos distritos quanto ao abastecimento de água e esgoto.

Torre de celular Serrinha: restabelecimento do sinal de celular e manutenção da bateria na torre.

Pontes: manutenção em ponte do Sertãozinho, Água Limpa, bairro São Benedito e Tia Lurdes.

Saúde

Centro Médico Benedito Cobra Neto: transferência dos serviços de saúde para as dependências do asilo por motivos de insalubridade e necessidade de reforma do local.

Ambulatório municipal: pediatria todos os dias com duas médicas. Outros oito médicos especialistas atendem em dias alternados. Todas as demais especialidades são atendidas pelo convênio com a CISAMESP em Pouso Alegre.

Novos médicos: Mais oito médicos foram contratados para atuar nas Unidades Básicas de Saúde e no ambulatório, outros dois serão contratados no Processo Seletivo 05 em aberto (inscrições até 17 de abril).

Hospital: representantes do consórcio CISAMESP visitaram as dependências do hospital para avaliar a possibilidade de realizar cirurgias de menor complexidade em Borda da Mata. A Administração junto com a Secretaria de Saúde está empenhada para tornar a saúde de Borda da Mata referência e oferecer o melhor serviço aos bordamatenses.

Administração

Valorização do servidor público: a Administração acredita que aprimorar os serviços oferecidos à população é uma prioridade, por isso entrou em vigor o programa de valorização dos funcionários com treinamentos e cursos, pagamento do salário dentro do mês e atendimento odontológico. Outras ações serão implementadas gradativamente.

Processos Seletivos: contratação temporária de funcionários por processo seletivo, uma maneira justa e transparente para contratar os profissionais que vão fazer parte da Prefeitura.

Habitação: Estudo para implantação de casas populares no município. O primeiro passo já foi dado com a pesquisa da COHAB em que pelo menos 700 pessoas responderam a pesquisa de demanda habitacional realizada pela COHAB, o que mostra a procura por moradia em Borda da Mata.

Gestão política: O prefeito André Carvalho Marques em viagens a Belo Horizonte e Brasília tem articulado parcerias e apoios de parlamentares e secretarias para o crescimento do município. Em Belo Horizonte, o prefeito André visitou os gabinetes dos deputados estaduais Dalmo Ribeiro e Gilberto Abramo, dos deputados federais Bilac Pinto e Rodrigo Pacheco. Visitou as secretarias das polícias Civil e Militar, nas quais solicitou, por meio de ofício, maior efetivo em Borda da Mata. Participou de reuniões nas sedes da Copasa e Funasa, com o intuito de estudar as possibilidades viáveis de tratamento de esgoto nos distritos. Esteve ainda na Secretaria de Estado do Esporte para solicitar recursos para o setor no município.

Em viagem a Brasília para pleitear recursos e investimentos para Borda da Mata, o prefeito André Carvalho Marques se encontrou com o senador Aécio Neves, o deputado federal Bilac Pinto e com o secretário do Ministério da Agricultura, José Rodrigues Pinheiro Dória. Em reunião no Ministério da Agricultura, junto com outros prefeitos da região, foram apresentadas as demandas para investimento.

Emendas parlamentares: O prefeito André Carvalho por meio de emenda parlamentar do deputado federal Bilac Pinto, recebeu um ônibus escolar do Governo do Estado.  Além de valores para custeio da saúde e pavimentação de ruas.

Eventos: com as contas pagas, pagamentos em dia e serviços dentro do cronograma, a Prefeitura realizou o carnaval e já tem o planejamento para realizar todas as festas do município com o objetivo de economizar pelo menos 50% nos valores de shows. A diversão é importante, mas os serviços essenciais são prioridades.

Educação

Material didático: implantação do material didático Dom Bosco para o Ensino Fundamental II da Escola Municipal Benedita Braga Cobra.

Ônibus: mais um ônibus escolar para os estudantes do município.

Creche: com a reforma da cozinha, mais 12 vagas serão abertas.

Assistência Social

Lar: empenho dos funcionários e voluntários para tornar a estada dos idosos no asilo mais humanizada e integrada à sociedade com horário de visitação diário.Agradecimento especial a todos que dedicaram tempo para visita e realizaram doações.

Cras: Reinauguração do anexo Santa Cruz. Início das atividades voltadas a crianças e adolescentes na sede do Cras (Centro) e no bairro Santa Cruz.

Programa Cuidar: regularização do programa de entrega de leite a famílias carentes. De acordo com a Lei, o programa do leite no modelo atual é irregular (Resolução nº 39/2010 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) - Lei 8.080/1990, artigo 18). Com a mudança, as famílias que deixam de receber o leite pasteurizado vão passar por um novo cadastro no Departamento de Assistência Social e observados os trâmites corretos, o programas será restabelecido com a entrega de leite em pó pela Secretaria de Saúde conforme o projeto de Lei nº 11/2017 que institui o Cuidar – Programa de Alimentação Complementar por meio da oferta de leite.

Esporte

Departamento: sala própria do setor de esporte no Terminal Rodoviário. Nomeação do professor de Educação Física, servidor efetivo da Prefeitura, Thiago Palmeira de Senna Lima como chefe do departamento. Organização das atividades esportivas oferecidas no município. Solicitação de recursos ao Governo do Estado para reforma dos espaços físicos. Apoio aos eventos esportivos e culturais do município, como Corrida do Asilo e Trilha da Torre.

Cadastre em nossa newsletter e receba novidades por email.

 

 

Prefeitura Municipal de Borda da Mata
Copyright © 2014 | Todos os direitos reservados.
Praça Antônio Megale, 86 , Centro, Borda da Mata - MG
Fone: (35) 3445-4900 
E-mail: comunicacao@bordadamata.mg.gov.br