12ª Festa do Milho de Borda da Mata atrai grande público

19/06/2017

Cerca de 300 voluntários trabalharam para transformar 450 sacas de milho em deliciosos quitutes para a 12ª Festa do Milho de Borda da Mata. No cardápio tinha pamonha, curau, bolo, polenta, quirerinha, pastel, canjica, entre outras iguarias à base de milho, além de comidas de boteco, como tutu de feijão, pão com linguiça e virado de frango. A produção intensa foi toda consumida durante os quatro dias de festa, que segundo estimativa da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, recebeu cerca de sete mil pessoas durante o evento.

A festa é organizada pela Paróquia e conta com a colaboração das 30 comunidades urbanas e rurais do município, o apoio dos comerciantes e da Prefeitura Municipal. De acordo com o padre Andrey Nicioli “a Festa do Milho é quando a Paróquia se reúne para momentos de alegria, fraternidade e partilha. Mas essa festa tornou-se muito grande, excedendo os limites paroquiais. A Festa do Milho leva o nome de Borda da Mata para outras localidades, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade. Nossa fala é de gratidão. Somente Deus poderá recompensar tudo o que as pessoas fazem por essa Paróquia.” E ainda complementa “a festa de 2017 foi uma das melhores até hoje!”

O sentimento de alegria e partilha citado pelo padre Andrey é confirmado pela Jacinta Fraga, voluntária desde a primeira edição da festa, há doze anos, “gosto de ver o companheirismo, as amizades que se intensificam e as que começam. A motivação maior é o amor pela minha Igreja e a devoção pela nossa padroeira Nossa Senhora do Carmo”. Para Ana Maria de Souza Lima, moradora do bairro Santa Rita, que também é voluntária desde a primeira festa, a motivação do trabalho é a contribuição à Paróquia “sei que ela sozinha não consegue caminhar. Faço de coração e com muito esforço, assim como todos que participam”.

Além das comidas típicas, outra grande atração da festa é o bingo de prendas e o show de prêmios que sorteou TVs, notebook e até um carro. Outro ponto favorável do evento é a data, sempre no feriado prolongado de Corpus Christi, razões pelas quais Borda da Mata fica cheia de visitantes. São turistas que conhecem alguém na cidade, tem família aqui ou que encontraram oportunidade de se estabelecer na região e vem aproveitar a festa durante o feriado. O diretor do Departamento Municipal de Educação e Cultura, Antônio Carlos de Rezende, também voluntário na festa, conduziu a apresentação de dois dias e fez a entrega de brindes para visitantes de lugares mais distantes. Segundo ele, se manifestaram muitos turistas da região, dos estados e capitais São Paulo e Rio de Janeiro, de Brasília, dos três estados do sul do país (Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina), do nordeste brasileiro (Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Alagoas) e até de Serra Leoa, país da África Ocidental e da Ucrânia, país da Europa Oriental. Na noite de sábado, o deputado estadual Dalmo Ribeiro e sua esposa, Dalva, estiveram em Borda da Mata para prestigiar a festa, onde foram recepcionados pelo prefeito André Marques e pelo pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo, padre Bino.

A ganhadora de um dos prêmios para visitantes foi Graziela Nogueira. Ela é de Pereiro, cidade serrana no interior do Ceará, e não perde a festa desde que a conheceu em 2015, “eu sou apaixonada pela Festa do Milho de Borda da Mata! Uma festa familiar, com comidas maravilhosas e com um espírito de cooperação da comunidade que me encanta. De onde eu venho nossa cultura é bem parecida. Nessa época do ano acontecem as festas juninas e tem muita comida boa lá no Ceará também! Temos que dar valor a esse tipo de manifestação cultural, pois é isso que torna Borda da Mata uma cidade tão encantadora.”

Encantado mesmo ficou o senhor Joaquim Antônio Moreira, morador da zona rural de Tocos do Moji, que ganhou no bingo o carro zero quilômetro (Fiat Moby) sorteado no domingo, último dia da festa. Ele ganhou sozinho entre as cinco mil cartelas vendidas.