Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Sexta, 19 Novembro 2021
%AM, %20 %560 %2021 %09:%Nov

Dia Nacional de Combate a Dengue

O penúltimo sábado de novembro é considerado o Dia Nacional de Combate a Dengue. Nesse ano de 2021, hoje, dia 20/11.

Esse dia foi criado com o objetivo principal de mobilizar trabalhadores e população para a realização de ações destinadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, através de campanhas educativas e de comunicação social.

Além da Dengue, o Aedes aegypti transmite também a Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, doenças que, se não atendidas e tratadas a tempo, podem levar até mesmo à morte.

Por este motivo, a prevenção é essencial! A melhor forma de prevenir estas doenças é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como vasos de plantas, bolsões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Medidas simples podem e devem ser adotadas: substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água. No caso de Borda da Mata, todo cuidado e atenção devem ser dados aos bebedouros dos animais, principalmente cavalos, onde não é raro ser encontrado larvas do Aedes Aegypti.

Roupas que diminuem a exposição da pele também proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas podem ser usados, desde que seguindo todas as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção, principalmente para bebês, pessoas acamadas e imunodeprimidos.

Nosso município, no último mês, apresentou um índice alto de Aedes Aegypti e, por este motivo, toda a equipe de Agentes de Combate a Endemias intensifica as ações casa a casa e também ações de Mobilização Social.

Se cada bordamatense fizer sua parte, junto com o trabalho destes servidores, com certeza estaremos diminuindo muito esse risco alto e, consequentemente, evitando uma possível epidemia de Dengue em nosso município.

Receba-os, deixe-os entrar e nos ajude nesta luta!

%AM, %20 %558 %2021 %09:%Nov

Decreto 4442/2021

ATENÇÃO
Em observancia ao Decreto 4442 de 04 de janeiro de 2021, Hoje será feriado do Dia da Consciencia Negra em nosso Municipio.

« Novembro 2021 »