97% dos idosos de Borda da Mata já se imunizaram contra a gripe. Confira cronograma da campanha desta semana

Até o dia 09 de abril, 3.171 doses da vacina contra a gripe foram administradas em Borda da Mata. 97% dos idosos estão imunes contra a gripe e 93% dos profissionais de saúde também se já vacinaram.

A vacinação para o primeiro grupo segue até quarta-feira, 15/04, na UBS do Centro, das 7h às 15h30. Na quarta-feira também, a vacinação acontece na UBS do bairro Santa Cruz, das 8h às 15h.

Para a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, este número é inédito logo na primeira etapa da campanha “a população está consciente quanto à importância da vacina,  que imuniza contra três tipos de vírus: Influenza tipo B, H1N1 e H3N2 e embora não imunize contra o coronavírus, ajuda no diagnóstico caso a pessoa apresente sintomas gripais”.

Segunda etapa da vacinação contra a gripe começa dia 16/04 para doentes crônicos, motoristas e profissionais de segurança

A partir de quinta-feira é a vez dos motoristas, caminhoneiros, pessoas com doenças crônicas e profissionais de segurança participarem da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A vacinação acontece na Escola Municipal Benedita Braga Cobra (Grupo), das 8h às 15h (ou até acabar as doses diárias enviadas pela Regional de Saúde).

Conforme aconteceu na primeira etapa, as doses da vacina estão sendo entregues aos municípios em quantidades limitadas, por isso, a vacinação acontecerá conforme o recebimento das vacinas. Acompanhe nas redes sociais da Prefeitura as atualizações diárias.

Os motoristas devem apresentar a carteira de habilitação (categorias C, D ou E), os doentes crônicos devem apresentar prescrição médica e os profissionais de segurança devem apresentar a carteira profissional. Todos devem levar o cartão de vacinação e documento pessoal.

ETAPAS (atualizado)

Primeira fase: 23/03 – Idosos, Profissionais da Saúde e Pessoas portadoras de deficiência

Segunda fase: 16/04 – Motoristas, Profissionais de Segurança e Doentes Crônicos

Terceira fase: 09/05 (Sábado – DIA D) – Professores, Crianças, Gestantes, Puérperas, Indígenas e Adultos de 55 a 59 anos