Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quarta, 05 Agosto 2020

O Governo de Minas divulgou nesta quinta-feira, 06, a nova versão do programa Minas Consciente, plano de retomada gradual das atividades econômicas e de protocolos sanitários para prevenção do coronavírus. A deliberação deve ser seguida por todos os municípios conforme decisão unânime do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJMG), em 22 de julho, atendendo ação movida pela Procuradoria Geral de Justiça. Borda da Mata, no entanto, está entre os municípios que já seguiam o plano estadual.

A mudança no Minas Consciente ocorre após consulta pública feita pelo governo estadual e após deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19-MG. Segundo as novas diretrizes, o plano de retomada das atividades e protocolos sanitários passa a ter três ondas, e não quatro como anteriormente. São elas:

• A onda vermelha, que permite apenas a operação de atividades essenciais.
  • A onda amarela, que permite, além das atividades essenciais, atividades de baixo risco de contaminação, segundo protocolos definidos pelo programa.
  • A onda verde, que permite a abertura de atividade de alto risco de contaminação uma vez que a pandemia esteja controlada.

De acordo com os critérios do Minas Consciente, Borda da Mata está na onda amarela. O novo protocolo para o município passa a valer a partir de sábado, 8 de agosto.

Clique aqui e confira os detalhes do Plano Minas Consciente.

O boletim epidemiológico de 06/08, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 120 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 100 pacientes já estão RECUPERADOS. O número de casos ativos são 11. Desses, dez pacientes se recuperam da doença em casa. Um paciente continua internado na UTI do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. O município contabiliza nove mortes por Covid-19.

Mais 45 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Desses, 43 estão em isolamento domiciliar e aguardam o 12 º dia a partir da apresentação dos sintomas gripais para realizar o exame e dessa forma, confirmar ou descartar a Covid-19. Dois pacientes estão hospitalizados e aguardam resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 336, sendo que 171 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 143 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.

Conforme os gráficos com os detalhamentos epidemiológicos da doença em Borda da Mata, os dois novos casos registrados são das seguintes regiões de abrangência das UBSs: Centro (2) e Cervo (4).

« Agosto 2020 »