Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 30 Julho 2020

Médicos e enfermeiros das equipes da Saúde da Família das seis unidades básicas e a da Vigilância em Saúde de Borda da Mata se reuniram na quinta-feira, 30/07, para tratar das atualizações quanto ao atendimento e o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais, suspeitos da Covid-19, no município.

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou o protocolo para realização de testes rápidos em Borda da Mata. A mudança aconteceu por orientação técnica do Ministério da Saúde e começa a valer no dia 31 de julho.

Conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “todas as pessoas que tiverem sintomas gripais e que procurarem atendimento em uma das Unidades de Saúde públicas do município, terão o teste realizado no 12.o dia a partir dos sintomas. Pessoas assintomáticas, mesmo que tiverem tido contato com casos positivos, ainda não estão contempladas para realização deste teste. O exame disponível é o teste rápido e ele vai pegar anticorpos, que são células de defesa do organismo. Essas células só começam a aparecer a partir do 8.o dia dos sintomas. Então a gente padronizou o 12.o dia para realização do teste por que a chance de dar um resultado mais verdadeiro possível é maior.

De acordo com o médico da UBS do Centro, Flávio Oripse, a orientação é seguir as normas sanitárias com rigidez. Além disso, ele explica que todo paciente que apresente sintoma gripal é imediatamente isolado “os pacientes com síndrome gripal (sintomas leves) devem procurar a UBS de referência para receber o monitoramento da equipe da Saúde. O monitoramento é diário, o paciente tem total suporte, mesmo a distância. Nós disponibilizamos nossos números de telefone e se o paciente tiver qualquer necessidade, vai entrar em contato. O paciente vai ter todas as informações necessárias quanto à terapêutica, quanto à medicação e também a orientação de se apresentar febre persistente, desconforto respiratório, procurar imediatamente o Pronto Socorro."

O boletim epidemiológico de 31/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 92 diagnósticos positivos da Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 73 pacientes estão RECUPERADOS. Dez pacientes se recuperam da doença: são DOIS pacientes internados no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, sendo UM na UTI. Outros OITO pacientes estão em isolamento domiciliar. O município contabiliza NOVE mortes por Covid-19. A 9.a morte registrada é uma senhora de 68 anos, moradora do asilo, que estava internada na UTI do HCSL desde 14/07. A idosa era portadora de outras comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes, esquizofrenia e síndrome metabólica.

Lar Monsenhor Pedro Cintra

No boletim de 31/07 também há a boa notícia: o fim do isolamento de dez idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra que testaram positivo para Covid-19, em 15/07, já que cumpriram o mínimo de 14 dias em isolamento e estão há mais de 72h assintomáticos para distúrbios respiratórios. Dos idosos que testaram positivo, uma senhora continua em isolamento, pois os sintomas gripais começaram no dia 20/07/2020. Outro senhor permanece hospitalizado, em Pouso Alegre.

No Lar, ao todo, sete funcionários e 18 internos testaram positivo para a Covid-19, sendo que seis internos evoluíram para óbito; todos já com patologias de base, agravadas pela doença. A instituição continua seguindo rigorosamente as normas sanitárias vigentes, visando controlar e erradicar o surto, a fim de manter a saúde e bem-estar de todos idosos e funcionários.

A Secretaria de Saúde, juntamente com o Departamento de Desenvolvimento Social, setor responsável pela gestão do asilo, acompanha diariamente a instituição e oferece suporte em todos os cuidados com os idosos.

Mais informações do boletim

Outros 36 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Elas estão em isolamento domiciliar e aguardam o 12.o dia a partir da apresentação dos sintomas gripais para realizar o exame e dessa forma, confirmar ou descartar a Covid-19.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 275, sendo que 147 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 122 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.

Conforme os gráficos com os detalhamentos epidemiológicos da doença em Borda da Mata, os quatro novos casos registrados são das seguintes regiões de abrangência: Sertãozinho (2), Cervo (1) e Nossa Senhora de Fátima (1).

« Julho 2020 »