Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Domingo, 19 Julho 2020

Atividades presenciais nas academias estão suspensas por 15 dias, bares e restaurantes só poderão servir lanches e refeições na modalidade delivery e termômetro de testa deverá ser utilizado nas entradas de todos os estabelecimentos comerciais. Novas regras passam a vigorar a partir de quarta-feira, 22

> Leia a íntegra do Decreto 4.336

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Borda da Mata voltou a se reunir na manhã desta segunda-feira, 20, para adotar novas medidas de prevenção à doença. No encontro, ficou decidida a revisão do funcionamento de academias, que terão suas atividades suspensas por 15 dias, e de bares e restaurantes, que só poderão atender no sistema delivery.

O decreto 4.336 tem data desta segunda-feira, 20, e entrará em vigor na próxima quarta-feira, 22 de julho. O documento também prevê a obrigatoriedade do uso de termômetros de testa na entrada de todos os estabelecimentos comerciais para medição de temperatura. Pessoas com temperatura superior a 37,7º devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

As medidas adotadas nesta segunda, 20, têm o objetivo de fazer frente ao avanço da pandemia no interior do país, que resultou no aumento de casos da infecção pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) no município. A reunião do Comitê local de Enfrentamento à Covid-19 contou com as presenças dos representantes da secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, da Polícia Militar, Subseção da OAB/MG, Associação Comercial, da Câmara de Vereadores e do prefeito do município.

Veja as principais medidas constantes no Decreto 4.336, que passa a valer a partir de quarta-feira, 22 de julho:

• Bares e restaurantes só poderão servir lanches e  refeições na modalidade delivery
  • Ficam suspensas por 15 dias as atividades presenciais nas academias
  • Fica determinado o uso de termômetros de testa na entrada de todos os estabelecimentos comerciais, a fim de aferir a temperatura de quem ingressa nesses ambientes

O boletim epidemiológico de 20/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 43 pacientes com Covid-19. São 15 novos casos positivos desde o último boletim, em 18/07. Do total de diagnósticos positivos, 20 pacientes já estão RECUPERADOS. São 6 pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, sendo 4 na UTI. Outros 14 pacientes estão em isolamento domiciliar.

O município contabiliza três mortes por Covid-19. A terceira vítima da Covid-19 em Borda da Mata é uma idosa de 88 anos, que faleceu no dia 18/07 por complicações do coronavírus. Ela possuía hipertensão, diabetes e outras comorbidades. O resultado do exame laboratorial confirmou o diagnóstico. A senhora era moradora do asilo.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 155, sendo que 99 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 83 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.

Outros 13 pacientes estão em monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, 10 pessoas estão em isolamento domiciliar e 3 pacientes estão internados, dois no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre e um em Ouro Fino. Todos aguardam resultado de exame.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

Em casos de sintomas gripais, procure a UBS de referência do seu bairro.

PREVENÇÃO

A médica Ana Beatriz da região do bairro Santa Rita reforça "solicitamos aos moradores da área da UBS Santa Rita que cumpram as medidas para prevenção do CORONAVÍRUS. Devido ao aumento considerável dos casos de CORONAVÍRUS na cidade de Borda da Mata, contamos com o apoio da população no sentido de:

- Respeitar o distanciamento social, ou seja, evitar sair de casa para atividades que não sejam realmente necessárias;

- Evitar realização de encontros que resultem em AGLOMERAÇÃO de pessoas (festas, churrascos, comemorações, encontros de amigos, etc);

- Usar máscara quando necessário;

- Procurar serviço de saúde apenas quando houver real necessidade;

- Em caso de dúvidas, buscar orientação com equipe da UBS (3445-4957).

Vamos juntos fazer tudo o que pudermos para conter a proliferação desenfreada do vírus COVID-19."

« Julho 2020 »