Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Quinta, 09 Julho 2020

Uma parceria entre a Saúde e a Educação vai permitir que os alunos do pré ao 5.o ano da Rede Municipal de Borda da Mata recebam em casa um kit de saúde bucal preparado pela equipe de odontologia do município.

De acordo com coordenadora de Saúde Bucal, Maysa Monteiro, “esse material seria trabalhado nas escolas ao longo do ano, pois é o trabalho de prevenção que desenvolvemos. Os kits são compostos por uma escova, uma pasta e um fio dental. Nosso intuito ao mandar esse material para casa é lembrar as crianças de, mesmo em casa, manter o hábito da higiene bucal”.

A secretária de saúde Rosaly Esther explica que mesmo com o foco da Secretaria no combate ao coronavírus e atendimento aos pacientes com sintomas suspeitos e confirmados da Covid-19, "os serviços de saúde continuam, seguindo os protocolos de segurança e adaptados à realidade atual, mas os profissionais permanecem em plena atividade."

São mais de mil alunos que recebem nesta sexta-feira, 10/07, junto com as atividades semanais da escola os itens de higiene. E junto com o kit vai também um exercício que tem o objetivo de aliar diversão e compromisso.

Conforme explica a diretora do Departamento de Educação, Maria Leonice Santos, "as atividades remotas têm tido um resultado muito satisfatório e nós agradecemos a preparação desse material feito com tanto carinho, pois mesmo com a pandemia as crianças continuam assistidas e recebendo orientações de saúde bucal."

O boletim epidemiológico de 10/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 17 pacientes diagnosticados com Covid-19. São 16 diagnósticos positivos já CURADOS. Uma paciente continua internada no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a transmissão da Covid-19 já é considerada comunitária, ou seja, o vírus está no município e as maneiras de proteção são as atitudes preventivas. Além disso, o mês de julho é um período de maior incidência de doenças respiratórias, portanto, o cuidado deve ser redobrado.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 117, sendo que 84 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 59 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  Outros 14 pacientes estão em isolamento domiciliar com monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. Há ainda dois óbitos considerados suspeitos de Covid-19 que aguardam resultado de exame laboratorial. O senhor de 103 anos falecido em 05/07 e outro senhor falecido em 09/07.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO?

Em casos de sintomas como febre, dor de garganta, perda do olfato ou paladar, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde de referência do bairro para o devido tratamento. Em casos de falta de ar e fôlego curto, a orientação é buscar o Pronto Atendimento como principal referência.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Com o inverno, a incidência de doenças virais respiratórias aumenta consideravelmente, por isso, é essencial que as medidas de proteção continuem fortes.

Utilizar máscara ao sair de casa.

Evitar aglomerações.

Lavar as mãos com frequência. Não tocar mãos, olhos e boca com as mãos não higienizadas.

« Julho 2020 »