Notícias
Prefeitura Municipal de Borda da Mata - Itens filtrados por data: Junho 2020

Médicos e enfermeiros das equipes da Saúde da Família das seis unidades básicas e a da Vigilância em Saúde de Borda da Mata se reuniram na quinta-feira, 30/07, para tratar das atualizações quanto ao atendimento e o monitoramento dos pacientes com sintomas gripais, suspeitos da Covid-19, no município.

 

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou o protocolo para realização de testes rápidos em Borda da Mata. A mudança aconteceu por orientação técnica do Ministério da Saúde e começa a valer no dia 31 de julho.

 

Conforme explica a enfermeira da Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “todas as pessoas que tiverem sintomas gripais e que procurarem atendimento em uma das Unidades de Saúde públicas do município, terão o teste realizado no 12.o dia a partir dos sintomas. Pessoas assintomáticas, mesmo que tiverem tido contato com casos positivos, ainda não estão contempladas para realização deste teste. O exame disponível é o teste rápido e ele vai pegar anticorpos, que são células de defesa do organismo. Essas células só começam a aparecer a partir do 8.o dia dos sintomas. Então a gente padronizou o 12.o dia para realização do teste por que a chance de dar um resultado mais verdadeiro possível é maior.

 

De acordo com o médico da UBS do Centro, Flávio Oripse, a orientação é seguir as normas sanitárias com rigidez. Além disso, ele explica que todo paciente que apresente sintoma gripal é imediatamente isolado “os pacientes com síndrome gripal (sintomas leves) devem procurar a UBS de referência para receber o monitoramento da equipe da Saúde. O monitoramento é diário, o paciente tem total suporte, mesmo a distância. Nós disponibilizamos nossos números de telefone e se o paciente tiver qualquer necessidade, vai entrar em contato. O paciente vai ter todas as informações necessárias quanto à terapêutica, quanto à medicação e também a orientação de se apresentar febre persistente, desconforto respiratório, procurar imediatamente o Pronto Socorro."

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 31/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 92 diagnósticos positivos da Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 73 pacientes estão RECUPERADOS. Dez pacientes se recuperam da doença: são DOIS pacientes internados no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), em Pouso Alegre, sendo UM na UTI. Outros OITO pacientes estão em isolamento domiciliar. O município contabiliza NOVE mortes por Covid-19. A 9.a morte registrada é uma senhora de 68 anos, moradora do asilo, que estava internada na UTI do HCSL desde 14/07. A idosa era portadora de outras comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes, esquizofrenia e síndrome metabólica.

                                               

Lar Monsenhor Pedro Cintra

No boletim de 31/07 também há a boa notícia: o fim do isolamento de dez idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra que testaram positivo para Covid-19, em 15/07, já que cumpriram o mínimo de 14 dias em isolamento e estão há mais de 72h assintomáticos para distúrbios respiratórios. Dos idosos que testaram positivo, uma senhora continua em isolamento, pois os sintomas gripais começaram no dia 20/07/2020. Outro senhor permanece hospitalizado, em Pouso Alegre.

 

No Lar, ao todo, sete funcionários e 18 internos testaram positivo para a Covid-19, sendo que seis internos evoluíram para óbito; todos já com patologias de base, agravadas pela doença. A instituição continua seguindo rigorosamente as normas sanitárias vigentes, visando controlar e erradicar o surto, a fim de manter a saúde e bem-estar de todos idosos e funcionários.

 

A Secretaria de Saúde, juntamente com o Departamento de Desenvolvimento Social, setor responsável pela gestão do asilo, acompanha diariamente a instituição e oferece suporte em todos os cuidados com os idosos.

 

Mais informações do boletim

Outros 36 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Elas estão em isolamento domiciliar e aguardam o 12.o dia a partir da apresentação dos sintomas gripais para realizar o exame e dessa forma, confirmar ou descartar a Covid-19.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 275, sendo que 147 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 122 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  

Conforme os gráficos com os detalhamentos epidemiológicos da doença em Borda da Mata, os quatro novos casos registrados são das seguintes regiões de abrangência: Sertãozinho (2), Cervo (1) e Nossa Senhora de Fátima (1). 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 30/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município permanece com 88 diagnósticos positivos da Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 52 pacientes estão RECUPERADOS. 28 pacientes se recuperam da doença: são TRÊS pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, sendo DOIS na UTI. Outros 25 pacientes estão em isolamento domiciliar. O município contabiliza oito mortes por Covid-19.

Mais 46 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre essas pessoas, 45 estão em isolamento domiciliar e aguardam realização do exame (Conforme protocolo da Secretaria de Saúde, atualizado em 30/07, os pacientes sintomáticos, com sintomas gripais, realizam o teste rápido no 12.o dia a partir do início dos sintomas, para aumentar a confiabilidade do resultado). Mais um paciente está internado e aguarda resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 272, sendo que 139 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 118 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  

 

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A proposta foi apresentada pelo Comitê local de Enfrentamento à Covid-19 e em seguida enviada pela Prefeitura para a aprovação da Câmara de Vereadores, que chancelou a proposta na sexta-feira, 24 de julho

 

Foi sancionada nesta terça-feira, 28, a Lei 2.227, que prevê a aplicação de multa para quem desrespeitar as regras de distanciamento social e sanitárias previstas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus em Borda da Mata. 

 

- Confira a íntegra da Lei 2.227

 

A lei integra um pacote de ações da Prefeitura para enfrentar a fase mais aguda da pandemia, que nas últimas semanas avança pelo interior do Brasil. A proposta foi apresentada pelo Comitê local de Enfrentamento à Covid-19 e em seguida enviada para a aprovação da Câmara de Vereadores, que chancelou a proposta na sexta-feira, 24 de julho.

 

Entre as principais medidas adotadas pela cidade está a restrição ao funcionamento de parte do comércio, protocolos sanitários para todos os estabelecimentos, empresas e órgãos públicos, proibição de aglomerações, obrigatoriedade de uso de máscara nas ruas, comércios e empresas, além de uma série de outras medidas que podem ser consultadas no site da Prefeitura.

 

Veja os casos em que a multa está prevista:

 

- Aqueles que inseridos, de maneira formal, por ato da Secretaria Municipal de Saúde ou outra autoridade competente, em isolamento ou quarentena violarem os termos estabelecidos;

 

- Aqueles que violarem a suspensão e as restrições impostas de atendimentos e funcionamento ao público de estabelecimentos comerciais ou de autônomos; 

 

- Aqueles que promovam, incentivem ou participem de atos de aglomeração de pessoas em prédios, edifícios ou equipamentos públicos municipais ou em eventos e festividades de natureza privada, em contrariedade às medidas de controle de disseminação do novo coronavírus (COVID-19).

 

- Aqueles que violarem a obrigatoriedade de uso de máscara.

 

Valores

A multa prevista para pessoa física é de R$ 50. Para pessoas jurídicas, o valor da penalidade é de R$ 150. As multas só poderão ser aplicadas após notificação de advertência. Em casos de adequações, o prazo para regularização será de 24 horas. A partir da segunda reincidência, o valor da multa dobra a cada nova infração cometida.

 

No caso de pessoas jurídicas (empresas e estabelecimentos comerciais), após a terceira reincidência, além da multa, haverá a suspensão do Alvará de Funcionamento por 30 dias. No caso de nova reincidência após esta suspensão, um nova suspensão será aplicada e se estenderá até o final do exercício financeiro.

 

Os recursos arrecadados com a aplicação das multas serão divulgados no Portal das Transparência da Prefeitura e serão investidos prioritariamente em ações de saúde no município.

 

Além da aplicação da multa, quem infringe as regras sanitárias e de distanciamento social previstas para enfrentamento da pandemia está sujeito às punições penais previstas para o crime de infração de medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal), de desobediência (art. 330 do Código Penal), de perigo de contágio de moléstia grave (art. 131 do Código Penal),  de perigo para a vida ou saúde de outrem (132 do Código Penal).

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 29/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 88 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 52 pacientes já estão RECUPERADOS. 28 pacientes se recuperam da doença: são TRÊS pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, sendo DOIS na UTI. Outros 25 pacientes estão em isolamento domiciliar.

O município contabiliza oito mortes por Covid-19. Entraram na estatística os dois óbitos que estavam sob investigação. Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, os casos aguardavam consulta realizada ao Ministério da Saúde, pois os pacientes possuíam patologias de base em estado bastante debilitado (câncer). Os dois pacientes eram moradores do asilo.

Outros 47 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre essas pessoas, 46 estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado de exame. Mais um paciente está internado e também aguarda resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 269, sendo que 134 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 113 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  

 

Boletim da Secretaria de Estado

 

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Borda da Mata é atualizado toda tarde e publicado no site oficial da Prefeitura. As informações são enviadas a Secretaria de Estado que mantém uma rotina de atualização em horário diferente da Prefeitura. Portanto, o boletim da Prefeitura está sempre à frente do Estado e mostra os números dia a dia.

No dia 29/07, o Boletim do Estado apresenta 77 casos + 6 mortes em Borda da Mata.

No dia 28/07, a Prefeitura já tinha apresentado os 77 casos + 6 mortes no município (além de detalhamentos) que podem ser acessados no site e nas redes sociais da Prefeitura. www.bordadamata.mg.gov.br

O boletim do estado também pode ser acessado por todos: http://coronavirus.saude.mg.gov.br/

A atualização do boletim da Prefeitura de 29/07 (às 16h), deve constar no Estado na publicação de 30/07.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 28/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 83 pacientes com Covid-19, aumento de oito casos em relação ao boletim do dia anterior, 27/07. Do total de diagnósticos positivos, 51 pacientes já estão RECUPERADOS. 24 pacientes se recuperam da doença: são TRÊS pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, sendo DOIS na UTI. Outros 21 pacientes estão em isolamento domiciliar.

Dos oito novos casos, conforme gráfico da Vigilância em Saúde, são seis moradores da área de referência da UBS do distrito do Cervo, um morador do distrito do Sertãozinho e um morador da área da UBS Santa Rita.

O município contabiliza seis mortes por Covid-19. DOIS óbitos continuam em investigação. Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, os casos aguardam a consulta realizada ao Ministério da Saúde sobre a classificação estatística, pois os pacientes possuíam patologias de base em estado bastante debilitado (câncer), embora tenham testado positivo para a Covid-19.  

A secretária de saúde, Rosaly Esther, externa seus sentimentos de pesar a todas as famílias que perderam seus entes.  

Outros 42 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre essas pessoas, 41 estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado de exame. Mais um paciente está internado e também aguarda resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 255, sendo que 130 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 109 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  

 

  1. BOLETIM 21-03
  2. BOLETIM 24-03
  3. BOLETIM 28-03
  4. BOLETIM 02-04
  5. BOLETIM 06-04
  6. BOLETIM 09-04
  7. BOLETIM 11-04
  8. BOLETIM 17-04
  9. BOLETIM 24-04
  10. BOLETIM 02-05
  11. BOLETIM 06-05
  12. BOLETIM 13-05
  13. BOLETIM 14-05
  14. BOLETIM 22-05
  15. BOLETIM 27-05
  16. BOLETIM 04-06
  17. BOLETIM 10-06
  18. BOLETIM 18-06
  19. BOLETIM 19-06
  20. BOLETIM 21-06
  21. BOLETIM 23-06
  22. BOLETIM 24-06
  23. BOLETIM 26-06
  24. BOLETIM 30-06
  25. BOLETIM 02-07
  26. BOLETIM 03-07
  27. BOLETIM 06-07
  28. BOLETIM 07-07
  29. BOLETIM 10-07
  30. BOLETIM 11-07
  31. BOLETIM 13-07
  32. BOLETIM 14-07
  33. BOLETIM 16-07
  34. BOLETIM 18-07
  35. BOLETIM 20-07
  36. BOLETIM 21-07
  37. BOLETIM 22-07
  38. BOLETIM 23-07
  39. BOLETIM 24-07
  40. BOLETIM 25-07
  41. BOLETIM 27-07
  42. BOLETIM 28-07
Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 27/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 75 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 49 pacientes já estão RECUPERADOS. 18 pacientes se recuperam da doença: são TRÊS pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, sendo DOIS na UTI. Outros 15 pacientes estão em isolamento domiciliar.

Dos quatro novos casos, conforme gráfico da Vigilância em Saúde, são dois moradores da área de referência da UBS Nossa Senhora de Fátima e dois moradores da área da UBS Monsenhor Pedro Cintra, no Centro.

O município contabiliza seis mortes por Covid-19. A sexta confirmação é a senhora de  82 anos, moradora do distrito do Cervo, que não resistiu às complicações do vírus e faleceu em 22/07, após dias de internação, inclusive na UTI.

DOIS óbitos continuam em investigação. Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, os casos aguardam a consulta realizada ao Ministério da Saúde sobre a classificação estatística, pois os pacientes possuíam patologias de base em estado bastante debilitado (câncer), embora tenham testado positivo para a Covid-19.  

A secretária de saúde, Rosaly Esther externa seus sentimentos de pesar a todas as famílias que perderam seus entes.  

Outros 27 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Elas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 222, sendo que 120 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 96 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  

 

 

  1. BOLETIM 21-03
  2. BOLETIM 24-03
  3. BOLETIM 28-03
  4. BOLETIM 02-04
  5. BOLETIM 06-04
  6. BOLETIM 09-04
  7. BOLETIM 11-04
  8. BOLETIM 17-04
  9. BOLETIM 24-04
  10. BOLETIM 02-05
  11. BOLETIM 06-05
  12. BOLETIM 13-05
  13. BOLETIM 14-05
  14. BOLETIM 22-05
  15. BOLETIM 27-05
  16. BOLETIM 04-06
  17. BOLETIM 10-06
  18. BOLETIM 18-06
  19. BOLETIM 19-06
  20. BOLETIM 21-06
  21. BOLETIM 23-06
  22. BOLETIM 24-06
  23. BOLETIM 26-06
  24. BOLETIM 30-06
  25. BOLETIM 02-07
  26. BOLETIM 03-07
  27. BOLETIM 06-07
  28. BOLETIM 07-07
  29. BOLETIM 10-07
  30. BOLETIM 11-07
  31. BOLETIM 13-07
  32. BOLETIM 14-07
  33. BOLETIM 16-07
  34. BOLETIM 18-07
  35. BOLETIM 20-07
  36. BOLETIM 21-07
  37. BOLETIM 22-07
  38. BOLETIM 23-07
  39. BOLETIM 24-07
  40. BOLETIM 25-07
  41. BOLETIM 27-07
Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

A área da parte nova do cemitério municipal de Borda da Mata ultrapassa 8 mil metros quadrados e possui 853 unidades de terrenos para jazigos. A obra teve início no final do mês de abril de 2020 e se fez necessária por conta do espaço já lotado no cemitério.

 

Conforme publicação do Decreto 4329/2020, no mês de julho, os interessados podem adquirir a área para construção do jazigo, assim como determina as regras da cessão do direito de uso perpétuo do jazigo. As vendas começam no dia 03 de agosto e será realizada pelo Setor de Arrecadação, Fiscalização e Atendimento ao Público da Prefeitura, das 10h às 15h.

 

Leia na íntegra o decreto.

 

Entre as principais informações, estão:

 

  • O valor do terreno para construção de jazigo é de R$ 2.000,00 (valor que pode ser dividido em até 5 parcelas);
  • O local do jazigo (quadra, lote, gaveta, laje, número) será definido no momento da compra;
  • O jazigo deve ser constituído de gavetas em alvenaria de placas pré-moldadas de até duas gavetas. A construção é de responsabilidade da pessoa que adquiriu o terreno;
  • A cessão do direito de uso do jazigo poderá ser transferida apenas em linha reta. Em casos extraordinários, a transferência terá análise jurídica;
  • É obrigação do cessionário manter o jazigo limpo e realizar as obras de manutenção e reparação.

 

Para realizar a compra, o interessado deve trazer cópia dos documentos pessoais (CPF e RG) e comprovante de residência. Cada pessoa (CPF) pode adquirir até dois lotes. As obras estão na fase final e os lotes serão vendidos ainda na planta.

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atendimento ao Público (3445 4902) ou diretamente com o departamento responsável pela gestão do cemitério, o Departamento de Obras (3445 4927).

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

O boletim epidemiológico de 25/07, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 71 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 41 pacientes já estão RECUPERADOS. 22 pacientes se recuperam da doença: são TRÊS pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, sendo DOIS na UTI. Outros 19 pacientes estão em isolamento domiciliar.

Dos três novos casos, conforme gráfico da Vigilância em Saúde, são dois moradores do distrito do Cervo e um morador do Sertãozinho.

O município contabiliza cinco mortes por Covid-19. A quinta confirmação é um senhor de 64 anos, portador de diabetes, morador do distrito do Cervo, que não resistiu às complicações do vírus e faleceu após dias de internação, inclusive na UTI.

TRÊS óbitos continuam em investigação. Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, dos três casos em análise, um paciente aguarda resultado de exame laboratorial e outros dois aguardam a consulta realizada ao Ministério da Saúde sobre a classificação estatística, pois os pacientes possuíam patologias de base em estado bastante debilitado (câncer), embora tenham testado positivo para a Covid-19.  

A secretária de saúde, Rosaly Esther externa seus sentimentos de pesar a todas as famílias que perderam seus entes.  

Outros 22 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Elas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 211, sendo que 118 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 94 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.  

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias

No início do mês de maio, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu testes rápidos para auxiliar na resposta do combate à pandemia do coronavírus em Borda da Mata. Desde então, foram realizados mais de 500 testes no município, entre população e funcionários da área de saúde e segurança pública.

Conforme explica a enfermeira responsável pela Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, “o teste rápido detecta a presença de anticorpos gerais, e são realizados após o oitavo dia de sintomas, preferencialmente no décimo, visto que só detectam anticorpos. Esse tipo de teste possui sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação às outras metodologias e por este motivo, não servem para descartar uma possível infecção pelo SARS-COV-2."

"Todas as pessoas que são notificadas em nosso município com Síndrome Gripal, após o oitavo dia de sintomas tem seu teste rápido realizado. É importante ressaltar que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis, principalmente aquelas com sintomas leves ou assintomáticas (não apresentam nenhum sintoma). Assim, pode haver resultados negativos na Sorologia e Teste Rápido em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR." 

Existem ainda mais dois tipos de exames:

RT-PCR (Swab Nasal): identifica o vírus no período em que está ativo no organismo. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA do vírus no organismo tende a diminuir.  É o método mais eficaz de identificação do SARS-CoV-2.

Sorologia (Amostra de sangue): verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2.  Para que o teste seja realmente confiável, é recomendado que seja realizado pelo menos 08 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo de exposição ao vírus. Se detectado IgM Reagente, significa infecção recente e a pessoa ainda transmite o vírus; se identificado IgG, já se encontra imunizada e não transmite mais a doença. O Departamento Municipal de Desenvolvimento Social realizou 65 testes desta modalidade nos funcionários e idosos do Lar Monsenhor Pedro Cintra. Todas essas pessoas já haviam realizam o teste rápido uma semana antes.

Os exames que são destacados no boletim epidemiológico de Borda da Mata são apenas de pessoas com sintomas gripais, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Vale ressaltar ainda que, somente após avaliação médica criteriosa, os exames nas modalidades Sorologia ou RT-PCR são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Compartilhar nas redes sociais:
Publicado em Notícias
Página 1 de 4

Filtro por data

« Julho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Mais lidas